Aviso: o texto tem spoilers da 4ª temporada de "Stranger Things"
A gente avisou que "Stranger Things" entregaria os melhores episódios da produção com a 4ª temporada, né? Pois bem. A série lançou a novidade na Netflix na última sexta-feira (27) e o fandom já devorou tudo o que tinha para assistir, bem rápido. Uma coisa que é fácil de reparar é que, apesar de solucionar mistérios importantes, a produção deixa em aberto questionamentos essenciais para o fim, que acontece oficialmente na 5ª temporada.
Pensando nisso, nós separamos 10 perguntas que "Stranger Things" deixa para os próximos episódios - e que estamos doides para saber as respostas!
Uma questão central que está dividindo o fandom é: Eleven (Millie Bobby Brown) criou o Mundo Invertido ou apenas abriu o primeiro portal, banindo o 001 (Jamie Campbell Bower), lá em 1979, que transformou o universo no que é hoje? Isso não fica tão claro, principalmente porque em um momento da temporada, Dustin (Gaten Matarazzo) sugere que o Mundo Invertido poderia ter milhões de anos e ter dividido a Terra até com os dinossauros. Ele também aponta que Vecna seria um "soldado" do Devorador de Mentes, o que pode dizer que o monstro já existia com a chegada de 001.
Vecna, Henry Creel, 001... O novo vilão da série tem muitas identidades, mas não sabemos exatamente como seus poderes começaram. Fica claro que ele era "especial" desde antes de chegar na nova casa, já que os pais se mudam para Hawkins em busca de um recomeço. O roteiro só não explicita se ele já nasceu com essas habilidades, se houve algo que desencadeou essa mudança e, se for o caso, como isso aconteceu. Também não sabemos mais detalhes sobre Eleven e outros membros do experimento.
Esse tópico levanta várias perguntas. Uma, por exemplo, é se Will (Noah Schnapp) está realmente apaixonado por Mike (Finn Wolfhard), como a série deixa a entender, ou se é apenas uma confusão do menino, em fase de descoberta da sua sexualidade. Porém, também queremos saber o que o filho de Joyce (Winona Ryder) está pintando desde o começo da temporada e se, em algum momento, ele vai se assumir para a família.
Um personagem que já entrou conquistando es fãs foi Eddie (Joseph Quinn). O menino alternativo, que ama jogar D&G e tocar guitarra, já é um dos fan favorites e tem potencial para ganhar ainda mais espaço nos próximos episódios. Ninguém esqueceu da cena, exposta do trailer de "Stranger Things", em que Eddie toca guitarra no Mundo Invertido, né? Isso ainda não rolou, mas pode ser que o rapaz - que já deu uma boa passada pelo universo paralelo - salte de novo pelo portal, com o instrumento, para tocar uma música e salvar Nancy (Natalia Dyer). Como já vimos: a música é a maior arma contra Vecna.
Enquanto Steve (Joe Keery), Robin (Maya Hawke), Eddie e Nancy estão no Mundo Invertido, a irmã de Mike faz uma descoberta muito importante. O universo está no passado - mais precisamente no dia em que Will foi capturado, em novembro de 1983. Isso contraria a teoria des fãs, que acreditavam que o Mundo seria Hawkins no futuro, porém, ainda não sabemos porque o tempo parou nessa data. Será que as coisas passam mais devagar lá? Sabemos que Vecna era obcecado com o tempo e pode ter feito alguma alteração quando chegou no universo, na década de 70.
No final, vemos que Joyce e Murray (Brett Gelman) conseguem chegar até Hopper (David Harbour), que está preso em uma penitenciária da Rússia. Mas não sabemos como o trio conseguirá voltar para os Estados Unidos e se vão ter sucesso nesse caminho. É possível também que eles sejam acompanhados por Dmitri (Tom Wlaschiha), guarda russo que tentou ajudar Hopper em sua fuga. Apesar do soldado ter família no país e falar sobre o seu filho, ele provavelmente vai morrer se continuar lá, já que traiu a sua pátria.
Outro ponto que levanta muitas dúvidas é o futuro dos casais de "Stranger Things". Hopper e Joyce vão finalmente ter o final feliz que merecem? Eleven e Mike vão se acertar depois da briga feia que tiveram? Max (Sadie Sink) e Lucas (Caleb McLaughlin) vão reatar o romance? Robin vai se declarar para Vickie (Amybeth McNulty)? E, talvez, a maior pergunta de todas: Nancy e Steve vão reviver o namoro de adolescência? Fica claro que a relação da jornalista com Jonathan (Charlie Heaton) não está muito boa e o clima entre os ex-namorados, lá em Hawkins, ficou evidente.
Grande parte da temporada é sobre Eleven reviver memórias sombrias de seu passado, a fim de recuperar os seus poderes. Vemos em um momento que a menina até consegue enfrentar guardas rapidamente, mas logo depois, perde o controle novamente. Isso quer dizer que as habilidades de El ainda estão ali, com certeza, porém, ela não consegue alcançá-las. Será que veremos a protagonista poderosa nos próximos episódios?
No grupo de novos personagens, conhecemos brevemente Eden (Audrey Holcomb), a irmã rebelde de Suzie (Gabriella Pizzolo). Já percebemos que rolou um clima entre a jovem e Argyle (Eduardo Franco) e seria muito legal ver mais da família da namorada de Dustin. Sem contar que as habilidades de Suzie já salvaram o grupo algumas vezes, por isso, a importância da personagem é óbvia.
Quem viu a 4ª temporada de "Stranger Things" e não comemorou com a patinada que Eleven dá na cara de Angela (Elodie Grace Orkin), viu errado. A garota é a rainha do bullying e persegue a protagonista, até mencionando o seu pai, que supostamente faleceu. Golpe baixo demais! Quando El finalmente responde a altura, a garota é presa por agressão. No final, vemos que o "crime" não dá em nada. Mas queremos ver a personagem de Millie Bobby Brown falando algumas verdades para essa bully.
Vamos saber a resposta para algumas dessas perguntas em 1º de julho, com a chegada dos dois episódios da 2ª parte da 4ª temporada. Animades?