A assexualidade e demissexualidade serão abordadas na novela "Travessia". Na trama escrita por Gloria Perez, quem vai abordar esse tema será Rudá (Guilherme Cabral). Diferente de seus amigos, o filho da Guida (Alessandra Negrini) não dá início a sexualidade e tão pouco se interessa pelo assunto, se sentindo deslocado dos outros meninos da sua idade.
Sem necessidade romântica e até mesmo sexual, Rudá fica bastante confuso, mas só vai compreender o que está acontecendo quando conhece Laerte. Também assexuado, o novo personagem - sem ator ainda escalado para dar vida a esse papel - vai ajudar o adolescente a compreender mais sobre sua condição.
Mas afinal, o que é assexual? É a falta de atração sexual por outros, ou um baixo interesse em atividade sexual.
O espectro da assexualidade contém muita diversidade nas experiências das pessoas de atração e excitação e desejos de relacionamentos. Estima-se que 1% da população seja assexual, embora os especialistas acreditem que o número possa ser maior.
É nesse encontro entre Laerte e Rudá que Gloria Perez quer mostrar ao público de "Travessia" que existem diferentes tipos de assexuais. No caso do adolescente, ele não vai suportar a ideia do sexo ou contato físico com outra pessoa.
A novela vai abordar ainda a demissexualidade, que é quando a pessoa só se envolve sexualmente quando há uma conexão profunda com o outro, quando tem um vínculo afetivo. Recentemente, Iza e Giovanna Ewbank foram algumas das famosas que se identificam com a orientação sexual.