"Venom 2" estreou na última quinta-feira (07) nos cinemas brasileiros. O filme da Sony - protagonizado por Tom Hardy - mostra Eddie Brock tendo que lidar com o simbionte Venom, que toma conta do seu corpo enquanto ele tenta prender o serial killer Cletus Kasady (Woody Harrelson) e que se transforma em Carnificina e foge da cadeia. Um dos pontos que mais chamou a atenção des fãs foi a cena pós-créditos do longa. Vamos explicar tudo sobre ela e sua possível ligação com os próximos filmes da Marvel e do "Homem-Aranha", então cuidado com os spoilers!
A cena pós-créditos de "Venom: Tempo de Carnificina" mostra Eddie Brock e Venom tirando férias depois da árdua batalha contra o Carnificina. Eles estão em um quarto de hotel assistindo a uma novela quando, de repente, uma explosão acontece e o ambiente começa a se transformar. Em seguida, no novo quarto, começa a passar na TV a icônica cena de "Homem-Aranha: Longe de Casa", no qual J. Jonah Jameson (J.K. Simmons) revela a identidade secreta do herói interpretado por Tom Holland. Quando a imagem do herói aparece na televisão, o simbionte parece reconhecê-lo e grita "esse cara!", finalizando a cena.
Isso significa que, de alguma forma, o Universo Expandido do Homem-Aranha da Sony está diretamente conectado com o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), e é bem provável que essa conexão seja explicada nos próximos filmes de alguma das duas franquias. Mas em qual?
Nós já sabemos pelo insano trailer de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" que o terceiro título do Teioso irá abordar a questão do Multiverso. Com isso, serão abertas portas para que vários personagens de outros longas apareçam, especialmente das franquias de diferentes versões do Homem-Aranha. Mas também é possível que os antagonistas do Universo Expandido do Homem-Aranha da Sony, como Venom, Carnificina, Morbius (Jared Leto) e Kraven, o Caçador (Aaron Taylor-Johnson) possam estar presentes. Esses últimos estão com filmes para serem lançados nos próximos anos.
E es fãs acreditam que "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" irá apresentar o Sexteto Sinistro, um grupo formado por vilões clássicos do super-herói que tentarão derrotar o Homem-Aranha. Se for verdade, é possível que o simbionte e algum dos outros vilões também faça parte do grupo.
O segundo filme do "Doutor Estranho" também irá mergulhar no conceito do Multiverso. Cada dia que passa mais personagens da Marvel são confirmados no longa, e há rumores que até personagens que faziam parte da Fox, como os X-Men e o Quarteto Fantástico, possam aparecer. Então, por que não acreditar que Venom possa dar as caras nesse projeto também?
Também há a possibilidade de que o encontro com o Homem-Aranha se dê, de fato, em um filme da Sony. A empresa pode querer trazer mais visibilidade para suas próprias produções, e que melhor jeito de fazer isso do que integrar o protagonista vivido por Tom Holland em uma de suas futuras obras? Portanto, mesmo que ainda não tenhamos muitas informações sobre "Morbius", que estreia em 2022 e "Kraven, o Caçador", que estreia em 2023, eles ainda podem contar com uma ligação com o UCM.
E, ainda sem explicar profundamente como se dá a relação entre o Universo Expandido do Homem-Aranha da Sony e os filmes da Marvel Studios, o diretor Andy Serkis falou um pouco sobre a cena pós-créditos de "Venom 2" para o ComicBook.
"Nós queríamos deixar o público sabendo que esses universos vão colidir de alguma forma, e queríamos fazer isso de uma forma que ainda deixasse muito em aberto e não estivéssemos cronometrando nada. O portal não está sendo totalmente cruzado. Está abrindo mais perguntas, suponho, em vez de dizer [qualquer coisa] com firmeza ... É uma provocação. É uma provocação, no sentido mais amplo da palavra", afirmou.