Vida de fã de festival é aquela coisa: tem muita coisa boa envolvida, mas os perrengues existem SIM! Não importa se você vai ao Rock in Rio, cuja edição de 2022 tá aí batendo à porta, Lollapalooza, Primavera Sound ou qualquer outro grande evento de música. No fim das contas, como já dizia a eterna Marília Mendonça: todo mundo vai sofrer! Mas isso não significa que não vale a pena, né? Pensando nisso, o Purebreak preparou uma listinha de 10 contratempos que to-do mun-do passa em festivais! Olha só:
Perrengue de festival começa logo no comecinho do dia, quando você quer sair de casa, mas sempre acontece alguma emergência. Amigos atrasam. Transporte público te deixa na mão. Você sempre esquece uma coisinha e tem que voltar. É eita atrás de eita!
Fila é o bicho-papão do jovem adulto e, em festivais, isso é o que mais tem. É fila na entrada, no banheiro, nos estandes... tem que ter paciência (e joelho bom), viu?
O já famoso FOMO ("Fear Of Missing Out", o medo de ficar de fora de alguma coisa) consegue atingir o seu auge nos eventos de música. Afinal, são tantas opções num lugar só que é até difícil escolher o que aproveitar primeiro. Só cuidado pra querer fazer tudo e não conseguir fazer nada, tá?
Precisamos falar daquele erro de principiante: sair de casa com menos de 100% de bateria e não levar ao menos um carregador portátil. Não dá, galera! Você vai querer tirar várias fotos pro Insta durante o dia e as chances dessa bateria não durar até a hora dos shows são grandes.
Se você quer ficar na grade, boa sorte, porque é preciso dedicação completa. Porém, até quem não liga muito pra ficar perto do palco precisa estar num dia bom. Afinal, sempre tem um cabeção que cisma em ficar na sua frente! Ai, que horror...
Sempre tem aquele nome do line-up que você só vai assistir porque ele toca antes do seu artista predileto. Nesses casos, só é contratempo se o artista for chatinho ao vivo. Mas, na maioria das vezes, é até legal conhecer novas bandas e expandir o gosto musical!
Aquela banda perfeita sobe ao palco, tá tudo lindo, eles cantam os hits que bombaram na internet, aí o show acaba e AQUELA sua música preferida não entrou na setlist. Ai, perrengue chique, né? Mas só quem ama muito um bom festival sabe como é essa sensação agridoce.
Fim de shows. Sonhos realizados. Muita música na veia. E... dor no corpo todo! Pois é, minha gente, curtir cada segundo de um festival tem as suas consequências e o cansaço é uma das maiores delas. Mas, reage, mulher, porque você não pode dormir no lugar do show e ainda tem que encarar a volta pra casa!
Se você é daqueles que se prepara religiosamente para não passar por algum perrengue na volta pra casa: parabéns! Afinal, esse não é o caso de muuuita gente que vai a festivais. O resultado? Essa galera acaba se ferrando MESMO e demora hoooras para finalmente conseguir aproveitar o conforto da sua cama. Ô, dó!
E, pra terminar, ainda tem aquela sensação diferenciada de aproveitar um festival no meio da semana quando você precisa estudar ou trabalhar no dia seguinte. Desumano! Pelo menos, nesse caso, a gente consegue viver o próximo dia com aquele gostinho de quero mais e felicidade da noite anterior, concorda?
E aí, pra você, qual desses contratempos típicos de festivais é o pior?