Alguns erros básicos em uma entrevista de emprego podem detonar a primeira impressão sobre você, então, é melhor evitá-los! Seja em situações presenciais ou em entrevistas online, você precisa se preparar previamente para ser a sua melhor versão para os recrutadores. Não sabe nem por onde começar? Calma, a gente te ajuda! Às vezes, o melhor caminho é lembrar do que não fazer. Por isso, listamos 7 erros para você passar bem longe durante a sua entrevista. Vamos lá?
1. Inventar mentiras
Mentir sobre suas experiências ou seu currículo é um dos piores erros em uma entrevista. Se sentir inseguro é normal, mas nunca diga que você sabe fazer algo se não souber. Mentir só para impressionar os recrutadores não funciona, pois eles geralmente conseguem perceber com facilidade quando alguém não está sendo honesto. Use os atributos que você tem!
2. Não saber nada sobre a empresa
Pesquisar sobre a cultura e história da empresa antes de uma entrevista é super importante. Se você não tiver nem ideia do que a empresa faz, fica parecendo desinteressado. Aquela pergunta clássica: "por que você quer trabalhar conosco?" será muito mais fácil de responder com uma pesquisa rápida antes!
3. Falar demais ou não falar quase nada
Tudo na vida é equilíbrio, né? Pense na entrevista de emprego como uma boa conversa: você quer ser ouvido, mas também tem que ouvir. Respostas robóticas, com poucas palavras e muito vagas não fazem ninguém se destacar, enquanto falar demais sobre assuntos irrelevantes pode deixar uma impressão ruim para os recrutadores.
4. Não ser pontual
Pontualidade é uma das coisas que recrutadores mais reparam! Tente não chegar cedo demais - 10 a 15 minutos é o suficiente. E definitivamente tente não se atrasar muito. Se acontecer algum imprevisto, o que é normal, se justifique e peça desculpas, beleza?
5. Desviar muito do dress code
Sim, as aparências importam em entrevistas de emprego. Nem toda empresa tem o mesmo dress code, então é bom dar uma pesquisada antes. Você deve parecer que pertence àquele lugar! Por exemplo: agências de publicidade costumam ter um clima mais descontraído, então looks mais casuais funcionam bem. Já em áreas como engenharia e advocacia, é melhor investir em visuais formais.
6. Não fazer nenhuma pergunta
Parte de demonstrar interesse em uma entrevista de emprego, é fazer perguntas pertinentes! É legal estar curioso sobre a empresa, querer saber mais sobre a atuação dela no mercado e tirar dúvidas - mas fuja de perguntas óbvias demais!
7. Falar mal do emprego anterior
Se você já teve alguma experiência anterior, evite falar mal da empresa ou das pessoas com quem você trabalhou. É super normal ter experiências ruins e problemas com colegas de trabalho, mas falar sobre isso deixa uma impressão péssima em uma entrevista. E não se esqueça que, dentro de cada área, as pessoas costumam se conhecer! Imagina se você fala mal de um amigo do recrutador? Tenso!
O principal para uma entrevista de emprego é estar preparado. Fazer pesquisas, sair de casa com antecedência e estudar a empresa são atitudes que vão te deixar bem mais tranquilo. Seja confiante - sem arrogância, claro - e arrase! E se você não conseguir esta vaga, tudo bem também, ok? Não se deixe abalar e vá em busca da próxima!