As músicas de empoderamento feminino sempre estiveram entre nós, mesmo quando nem percebíamos. Você deve se lembrar de várias divas do pop falando sobre a força das mulheres, relacionamentos abusivos ou até mesmo assuntos mais sérios como a violência doméstica. Tudo isso, com certeza, fortalece a luta feminina.
O Purebreak já explicou aqui que empoderamento não é simplesmente tomar atitudes individuais, por isso dizemos que essa conquista está meio longe de acontecer. Para que o empoderamento feminino realmente seja uma realidade, teríamos que ter uma sociedade em que todas as mulheres estivessem em igualdade com os homens.
Mesmo assim, todo mundo concorda que as músicas são ótimas fontes de inspiração e podem influenciar uma multidão. Nós já citamos algumas frases ditas por cantoras do pop que mostram como elas estão engajadas no empoderamento de mulheres. Agora você vai conferir uma lista cheia de girl power com canções que mandam uma mensagem de força para a luta feminina. Enquanto as mulheres ainda não têm equidade de poder na sociedade, nós vamos nos organizando e apoiando para avançar no caminho!
A música fala da aceitação e descoberta de si mesma. A letra faz um questionamento sobre as condutas de uma mulher e como isso é julgado dentro de um relacionamento. As cantoras do grupo perguntam: "você se apaixonaria por uma mulher como eu?". Ao mesmo tempo, elas mostram como aquela pessoa é sensacional, merece muito e não vai abrir mão de suas qualidades para conquistar alguém!
O grupo musical já se desfez, mas deixou essa música de empoderamento feminino para dar aquele up na autoestima das mulheres. "That's My Girl" fala sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres e a capacidade de superar as situações. Se você passou por elas uma vez, vai conseguir em outras também!
Indo nessa mesma linha, a cantora Beyoncé lançou "Run The World" para mostrar como as mulheres trabalham, cuidam de suas vidas e da família - para as que têm filhos - e simplesmente dominam o mundo. A letra ainda fala da aceitação deste fato para os homens. A todos que quiserem desrespeitar uma mulher, Bey manda a sugestão de resposta: "Por favor, aceite meu brilho".
Chung Ha instiga a revelação do verdadeiro eu das mulheres em "Chica". "Coloque tudo para fora, deixe seus sentimentos livre, deixe o mundo saber tudo sobre você", diz um trecho da música. É uma mensagem de encorajamento para todas as meninas inseguras e, de certa forma, silenciadas, reforçando os princípios do empoderamento feminino.
A música aborda o empoderamento feminino falando sobre a autonomia e independência financeira das mulheres. O grupo, que bombou entre os anos 90 e 2000, já falava sobre mulheres que se sustentavam sozinhas e até bancam seus próprios luxos, acabando com o mito de que elas dependem dos homens para se manter, mesmo enfrentando um mercado de trabalho desigual.
Em "Boss" também temos um apelo à valorização da autonomia conquistada por muitas mulheres. Não são eles que mandam na casa, elas também têm seu espaço. A canção cita Michelle Obama - antiga primeira-dama dos Estados Unidos - e a apresentadora Oprah Winfrey como referências milionárias e ainda debocha de homens que se promovem em cima da riqueza para conquistar as mulheres: "(...) não foi assim que fui criada. Próximo". É o poder, né?!
Em parceria com a drag queen Glória Groove, Preta Gil destaca a leveza que as mulheres têm ao levar a vida. Mesmo batalhando, elas são "só amor" e conseguem seguir seu caminho, construir seu próprio destino.
Não é de hoje que a Iza defende o empoderamento feminino, ela sempre se posiciona sobre o assunto. Em "Dona de Mim" a cantora fala da trajetória comum de várias mulheres que, mesmo sem saber, procuram a equidade de gênero. Elas já sofreram, aprenderam com seus erros e dão um jeito de seguir buscando o que querem. São donas de si mesmas!