Quem em pleno 2021 ainda não foi vítima das famosas fake news? Seja por meio da internet, acreditando na palavra de um amigo ou até ao ouvir comentários em locais públicos. Se você ainda não caiu em nenhuma notícia falsa, cedo ou tarde isso vai acontecer. É claro que há casos gravíssimos envolvendo essa polêmica, mas alguns boatos são tão absurdos que chegam a ser divertidos. Por isso, reunimos 9 fake news icônicas que muita gente já acreditou.
2018 foi um ano bem atípico. Uma grande quantidade de fake news ganhou força naquele ano, especialmente ao se aproximar do período eleitoral. Mas ainda no início do ano, a cantora Pabllo Vittar virou o centro de um boato sem fundamento algum. A notícia de que seu rosto iria estampar as notas de R$ 50 foi amplamente espalhada, principalmente pelo Facebook e WhatsApp. Além disso, a citação: "Deus seja louvado" seria substituída por "Pabllo seja louvado" ou "Brasil, país LGBT".
E uma grande fake news circulou neste ano. Depois de ser expulso do reality show "A Fazenda" sob acusação de estupro, o cantor Nego do Borel estaria desaparecido. A mãe do artista teria até ido a uma delegacia registrar um boletim de ocorrência a respeito do desaparecimento do filho. Acabou que Nego foi encontrado em um motel ao lado de duas mulheres, sã e salvo.
Quando começou a fazer seu nome da indústria musical, Lady Gaga se envolveu em todo o tipo de polêmica. Além de usar o controverso vestido de carne crua em uma premiação e ser acusada de fazer apologia satanista nos seus videoclipes, um grande rumor que circulava sobre Gaga era que a cantora era intersexual. Hoje em dia, temos mais conhecimento de que isso não é (ou pelo menos não deveria ser) nada demais, mas na época muitos tentavam ofender a artista chamando-a de hermafrodita (termo que caiu em desuso por ser ofensivo e reforçar o estigma e o preconceito contra pessoas intersexuais) e coisas similares.
Até hoje há muitos que acreditam na teoria de que a cantora Avril Lavigne teria morrido e sido substituída por uma sósia muito parecida com ela. Esse boato surgiu em um blog brasileiro em 2011, e seus defensores tentavam "provar" por meio de comparações, algumas diferenças entre a sósia e a Avril Lavigne "original".
O caso da Grávida de Taubaté se tornou um marco para o humor brasileiro. Ela foi a primeira referência de meme para muitos e sua história convenceu o Brasil. A falsa grávida chegou a ser recebida por programas de entrevista nos quais ela falava sobre seu estado e, com isso, conseguiu muitas doações. Mas acabou que era tudo mentira e ela usava uma bola na barriga para fingir a gravidez.
Xuxa foi outra artista que foi envolvida em muitas polêmicas. Acusaram a celebridade de ter pacto com o diabo, de ter colocado mensagens subliminares nos seus discos quando tocados ao contrário e muitos outras coisas. Mas esta fake news afetou sua filha, Sasha. O boato teria surgido no período em que nasceu, quando revistas de fofoca afirmavam que ela teria nascido com a Síndrome de Vatér, uma doença na qual o ânus surge imperfurado. Anos depois, esse rumor seguiu forte na internet e a própria Sasha teve que desmentir isso, alegando não ser verdade.
De vez em quando aparece uma notícia falsa relatando a morte de alguém. Mas, na época da novela mexicana "Rebelde", muites fãs caíram na mentira de que a atriz que dava vida à Celina, Estefania Villarreal, teria morrido durante um cirurgia de redução do estômago. Até hoje algumas pessoas ficam chocadas ao saber que ela, na verdade, está viva e muito bem.
Em 2010, o Brasil inteiro acompanhou um suposto caso de um alienígena presente no município de Corguinho (MS). Tudo começou quando Urandir Fernandes de Oliveira abriu uma comunidade para provar a existência de extraterrestres. O caso ganhou uma grande fama e até jornalistas, como a equipe da Record TV, foram ao local apurar o fato. Na ocasião, um repórter chega a se comunicar com o ET Bilu, que passa uma mensagem para a humanidade: "busquem conhecimento".
E quem que não caiu no mito de que o mundo iria acabar em 2012? A fake news surgiu porque existia uma profecia maia que falava que no dia 21 de dezembro daquele ano aconteceria o fim do mundo. Para piorar, aquela também era a última data do calendário maia, já que não teria mais nada depois disso. Acontece que isso gerou um grande pavor nas pessoas que realmente acharam que o apocalipse iria acontecer. O fim do mundo chegou a ser retratado no filme "2012", gerando ainda mais medo nas pessoas. Mas sobrevivemos.