A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos e agimos, mas também ajuda a determinar como lidamos e nos posicionamos quando algo não vai bem. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, muitos adolescentes e jovens vêm enfrentando por fases difíceis por conta das múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, como a exposição à pobreza, abuso e a violência. Tudo isso pode torná-los mais vulneráveis a condições de saúde mental.
Com tantos sintomas parecidos, você sabe como identificar as diferenças entre estresse, burnout, ansiedade e estafa? Veja os nomes dados para as condições mentais e como diferenciá-las!
Segundo a Secretaria da Saúde, estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras.
A antecipação temerosa de mais perigos ou problemas acompanhados por uma intensa sensação desagradável (disforia) ou sintomas físicos. A ansiedade não é incomum em crianças e adolescentes.
A depressão é tipo de transtorno de humor caracterizado por humor baixo ou irritável ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades durante um período de tempo.
A estafa/fadiga é mais do que apenas cansaço. A fadiga pode dificultar a saída da cama pela manhã e impedir que uma pessoa cumpra suas tarefas diárias. A fadiga física e mental são diferentes, mas geralmente ocorrem juntas. A exaustão física repetida pode levar à estafa mental ao longo do tempo.
Burnout é um estado de exaustão física e emocional. Pode ocorrer quando você experimenta estresse de longo prazo em seu trabalho, ou quando você trabalhou em uma função física ou emocionalmente desgastante por um longo tempo. Sinais comuns de esgotamento: Sentir-se cansado ou esgotado a maior parte do tempo. Sentindo-se impotente, preso e/ou derrotado.
Um episódio súbito de medo intenso que desencadeia reações físicas graves quando não há nenhum perigo real ou causa aparente. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.
Um tipo de transtorno de humor com mudanças marcantes no humor entre extrema exaltação ou felicidade e depressão severa durante a adolescência.
Pessoas com TOC têm obsessões e/ou compulsões. Uma obsessão refere-se a pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são intrusivos e causam ansiedade ou angústia grave. As compulsões referem-se a comportamentos e rituais repetitivos (como lavar as mãos, acumular, ordenar, verificar) ou atos mentais (como contar, repetir palavras silenciosamente, evitar).
O TEPT pode ocorrer quando uma pessoa experimenta um evento chocante e inesperado que está fora do alcance da experiência humana normal. O trauma geralmente é tão extremo que pode sobrecarregar seus mecanismos de enfrentamento e criar sentimentos intensos de medo e desamparo.