A cantora Anitta entrou na lista de possíveis indicados ao Grammy de 2022. Em matéria publicada nesta sexta-feira (16), a Billboard fez um longo levantamento com todos os artistas que podem ganhar uma nomeação nas quatro principais categorias - "Álbum do Ano", "Gravação do Ano", "Música do Ano" e "Artista Revelação". E foi nessa última que o nome de Anitta chamou atenção.
A artista aparece na "repescagem" da Billboard, que indicou sete nomes e, logo depois, citou mais 10 cantores que podem estar também na disputa. Como apostas mais confiantes para "Artista Revelação" temos Olivia Rodrigo, girl in red, Glass Animals, The Kid LAROI, Tate McRae, Arlo Parks e Saweetie.
Já na lista de quem também pode conseguir a nomeação estão Pooh Shiesty, Lucy Dacus, Masked Wolf, Rina Sawayama, Duncan Laurence, Rauw Alejandro, Latto, Flo Milli, Japanese Breakfast e, claro, Anitta. À primeira vista, pode não parecer nada demais, mas quando lembramos que o Grammy é um dos maiores prêmios da música - e que tende a priorizar candidatos brancos e americanos ou europeus -, ser citada é algo bem legal.
Nesta sexta-feira (16), o artista Rennan da Penha divulgou clipe de sua parceria com Anitta, "SexToU". O produtor carioca foi responsável por outros singles da carreira da cantora, como "Modo Turbo". Em 2019, Rennan foi preso injustamente por "associação ao tráfico", causando uma onda de protestos.
Na época, muitos artistas se posicionaram a favor do produtor, denunciando o preconceito que muitos ainda tem com o funk. Anitta falou sobre o caso durante o Prêmio Multishow 2019, em que a parceria de Rennan da Penha com Mc Livinho, "Hoje Eu Vou Parar na Gaiola", ganhou prêmio de canção do ano.
Confira o clipe de "SexToU":
A última lista de indicados ao Grammy de 2021 foi uma grande polêmica. Artistas importantes, como Beyoncé e The Weeknd, não tiveram o reconhecimento merecido. "After Hours", do artista, não conseguiu nenhuma indicação, contrariando a aposta da maioria dos críticos musicais.
Para a 64ª edição, o processo de votação será diferente. Em abril de 2021, os responsáveis pelo Grammy divulgaram mudanças, incluindo o fim de comitês de revisões de indicações. Em 2021, o comitê com membros misteriosos chegou a definir os finalistas de 59 das 84 categorias. Agora, quando os profissionais forem votar em outubro de 2021, não será necessário revisão.
Será que assim vamos ter indicações mais justas e diversas? Só vendo para saber. O período de lançamento para ser indicado ao Grammy de 2021 vai de 1/9/2020 até 30/9/2021. A cerimônia está marcada para acontecer em 31 de janeiro de 2022.