Como sobremesa, para acompanhar um sanduíche ou para um lanche gourmet, não é incomum se apaixonar por um pequeno doce quando se está na padaria! Se você é do tipo de pessoa que gosta de cuidar da saúde e quer comer sem culpa, aqui estão os 3 doces que o nutricionista Raphaël Gruman diz serem "os menos irritantes em termos de calorias".
Esse clássico da confeitaria francesa consiste em uma longa massa choux recheada com creme de confeiteiro, geralmente com sabor de chocolate ou café, com uma cobertura por cima. Ele contém cerca de 200 calorias. Portanto, é uma sobremesa de alto teor calórico, mas não é uma das que têm mais manteiga e açúcar no corredor da padaria.
Uma fatia de flan pâtissier contém 130 calorias por 100 gramas, o que é baixo em comparação com outros produtos doces disponíveis em padarias e confeitarias. O leite e os ovos, os dois ingredientes essenciais, têm menos gordura do que a manteiga ou o óleo encontrados nas massas. Essa sobremesa é até interessante do ponto de vista nutricional, pois é rica em cálcio e proteína.
De acordo com Raphaël Gruman, a massa mais popular é a torta de frutas, em fatias ou tortinhas. Uma fatia de torta de maçã, por exemplo, tem cerca de 220 calorias. Uma torta de framboesa tem mais calorias, cerca de 425 kcal com a massa doce e o creme de leite. Mas ainda é uma opção interessante, pois a fruta fornece fibras. Se possível, opte por frutas da estação, portanto, evite tortas de morango em janeiro. Cuidado também com as tortas com cobertura que adiciona uma dose desnecessária de açúcar.
Sem surpresa e infelizmente para os fãs de croissants, pains au chocolat ou passas, os doces vienenses (que misturam confeitaria e panificação) devem ser consumidos com muito controle. Eles geralmente são feitos de massa folhada ou massa fermentada para brioches e, portanto, são ricos em manteiga, leite, creme de leite, ovos e açúcar! E não se esqueça de que a viennoiserie mais calórica é o croissant de amêndoas.