A Copa do Mundo 2022 tem o potencial de fazer com que o Brasil se torne hexacampeão mundial. Retendo o título de primeiro e único país a vencer cinco vezes o campeonato, pode ser que nossa seleção faça história mais uma vez e traga a honraria para casa. E mesmo que isso não aconteça, os atletas brasileiros já fizeram muitos atos marcantes ao longo de todas as edições da Copa. Confira!
Quando se fala de Copa do Mundo, não dá para esquecer o fatídico 7 a 1 que o Brasil levou da Alemanha em 2014. Tudo parecia ir bem, mesmo com a ausência de Neymar - até os 11 primeiros minutos da partida. Mas acabou que só o primeiro tempo já terminou em 5 a 0 para a seleção alemã. Para fechar o segundo tempo, o Brasil marcou um tímido gol, e a Alemanha meteu mais dois para cima da nossa equipe, fechando aquilo que é considerado por muites como o maior vexame da história das Copas.
Mas também houve momentos bons. Foi em 1954 que a seleção brasileira ganhou o uniforme na cor amarela como conhecemos hoje. O look virou símbolo nacional a partir de então e a repaginada aconteceu graças a um concurso feito pelo jornal Correio da Manhã em 1952, que selecionou um novo uniforme para o time. A primeira vez que a equipe vestiu o amarelo foi nas eliminatórias da Copa na Suiça.
Em 1994, aconteceu uma das finais mais emocionantes da história das Copas do Mundo. Isso porque o último jogo do campeonato, realizado entre Brasil e Itália, foi decidido por meio dos pênalits - sendo a primeira final da Copa definida dessa forma. Qualquer um dos times que vencesse a partida, se tornaria o primeiro tetracampeão. O placar também foi emocionante, cravado em 3 a 2 para a seleção brasileira.
Ronaldo deu origem à toda uma referência estética na Copa de 2002. Há 20 anos, o jogador lançou um corte de cabelo polêmico, apelidado de "Cascão". Mas, com o look novo, o craque fez dois gols na final contra a Alemanha, garantindo o pentacampeonato do Brasil. Recentemente, ele explicou que o visual foi uma ideia que ele teve para que a imprensa focasse em outra pauta e não comentasse a lesão que havia sofrido na época.
E não tem como esquecer o primeiro título conquistado pela seleção brasileira. Ele veio em 1958, na Copa realizada na Suécia. Com 17 anos, Pelé foi um dos principais responsáveis por levar o troféu para o nosso país, chegando a emplacar dois gols na final contra o time do país que sediava aquela edição, que acabou em 5 a 2 para o Brasil. Em meio às lágrimas, o jovem, que viria se tornar uma verdadeira lenda do esporte, comemorou a vitória inédita.
E outra vez que o Brasil fez bonito foi em 1950, na Copa sediada aqui no nosso país. Acontece que o México e a Suiça acabaram indo disputar uma partida usando as mesmas cores de uniforme: vermelhos. Então, a seleção mexicana precisou pegar emprestado camisetas de alguma equipe local. O Esporte Clube Cruzeiro, time do Rio Grande do Sul, logo se solidarizou com os atletas e cedeu suas camisetas com listras em azul e branco para a seleção, que conseguiu jogar a partida, ainda que tenha saído derrotada.