Nascida numa sexta-feira (13), Wandinha é só desgosto e tem uma perspectiva um tanto singular do mundo. Mas desde que passou a frequentar a Escola Nunca Mais, instituição educativa para excluídos, aberrações e monstros, a filha de Mortícia passou a lidar com suas emoções e aprender que elas não estão apenas de passagem.
Na adaptação de "A Família Addams" da Netflix, marcada para estrear dia 23 de novembro, a protagonista também tenta dominar sua habilidade psíquica emergente, impedir uma matança e resolver o mistério que envolvia seus pais há 25 anos. O Purebreak teve acesso antecipado de todos os episódios e, sem spoiler, garante de antemão que o mundo de Wandinha não é só preto e branco.
Wandinha tem alguns traços de uma adolescente comum da sua idade. Além de não ter muita paciência com os pais e o drama de gente melosa, ela também não se sente confortável com as mudanças repentinas, como o fato de ter que trocar de colégio. Vale destacar aqui que, para muitos, fazer novos amigos não é uma tarefa nada fácil. No fundo, Wandinha acredita que seus pais têm um plano de transformá-la em uma versão deles mesmos e ela só quer dar um fim nisso.
Quando o assunto é ferir as pessoas que só ela se sente no direito de poder torturar, Wandinha é craque na vingança mesmo que isso cause vítimas fatais. Desse modo, a menina faz com que todos ao seu redor passe a temê-la e pensar duas vezes antes de por um plano maldoso em ação.
Mas será que ela será temida por muito tempo? A série mostra que Wandinha não precisa ser A excluída no colégio para "excluídos". Ela não faz a mínima questão de ser "salva", mas mesmo relutante encontra por seu caminho outros adolescentes que querem apresentar a ela algo que desconhece: a empatia. Wandinha, que tem habilidades com esgrima e violino, também aprende a "respeitar" algumas regras, mesmo que esteja contrariada. Além disso, descobre que ela é a única poderosa pela Escola Nunca Mais.
A nostalgia vai tomar conta da geração milênio que assistir a série. É que Christina Ricci, atriz que deu vida a protagonistas nos filmes lançados em 1991 e 1993, está na trama como uma pessoa que chegou para mostrar a Wandinha que ela é única por não deixar que ninguém a defina. Assim como a adolescente, ela também sabe como é o sentimento de ser uma forasteira: esquisita demais para os padrões e não o suficiente para os "excluídos".
Por fim, a série não deixa a desejar quando o assunto são efeitos especiais e o dom das visões psíquicas de Wandinha, somado aos poderes dos colegas que fez pela Escola Nunca Mais, deixa tudo mais surpreendente.
"Wandinha" é uma espécie de imã de problemas, mas não costuma maquiar suas histórias. Mesmo tão nova, ela está pronta para lidar com um mundo cheio de traições e preconceitos, ou pelo menos morrer tentando. E será que ela finalmente vai se apaixonar e dar um sorriso no rosto? Esse mistério você terá que assistir no dia 23 de novembro para desvendar.