Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) previu o futuro e sabia que Thanos (Josh Brolin) iria dizimar metade das criaturas vivas - incluindo o próprio mago -, caso coletasse todas as Joias do Inifinito. Mesmo assim, ele não hesitou em entregar a Joia do Tempo para o vilão, com o intuito de salvar a vida do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). Segundo Estranho, essa seria a única forma dos heróis da Marvel vencerem no final. Depois de assistir a "Vingadores: Ultimato", entendemos que Tony Stark era essencial para o plano, mas uma teoria diz que o mago teria previsto algo a mais, que o motivou a ajudar Thanos no genocídio, e isso tem a ver com "Eternos".
No fórum Reddit, um usuário compartilhou o seu pensamento que Stephen Strange pode ter visto mais de um futuro no qual os Vingadores sairiam vitoriosos da luta contra o alienígena roxo. Só que essas outras realidades talvez não resultassem no salvamento da humanidade, de fato. Isso porque em "Eternos" vimos que o grupo de seres celestiais da Marvel Studios que combatem os Deviantes precisou impedir o nascimento do Celestial Tiamut, que resultaria na destruição do nosso planeta. Para tal feito, seria necessária a utilização da energia da Terra.
Por isso, o mago teria achado plausível que Thanos dizimasse metade das criaturas vivas, fazendo que não tivéssemos energia o suficiente para o despertar de Tiamut. É claro que, mesmo com boa parte dos seres se transformando em pó, Estranho também teria previsto o seu retorno, que aceleraria o nascimento do Celestial. Mas, os acontecimentos do 4º filme dos Vingadores foram essenciais para que os Eternos se rebelassem contra Arishem, o Celestial que sabia do que acontecia com os planetas quando um dos seus era despertado e, ainda assim, manipulava o grupo de seres divinos para cumprir as missões.
Dessa forma, o fato dos Vingadores conseguirem derrotar Thanos e trazerem de volta todos aqueles que foram "blipados" seria somente um estágio do plano total que Estranho havia arquitetado. A salvação do planeta Terra e todos os seus habitantes dependia de outros acontecimentos do destino, que o mago certamente já deveria ter previsto.
Se essa teoria é canônica ou não no Universo Cinematográfico da Marvel segue um mistério, mas com certeza explica bastante coisa e faz muito sentido. Quem sabe em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" teremos a resposta disso e de outros mistérios do UCM? O 2º filme do mago estreia no dia 5 de maio deste ano nos cinemas brasileiros.