A última festa do "BBB22" reascendeu um debate sobre saúde nas redes sociais. É que Eliezer trocou beijos com Natália e foi alertado por Maria, com quem transou na casa, que pode estar com herpes na boca.
"Não fica preocupado porque rolou um beijo. Você é solteiro, Natália é solteira. Natália está carente porque já tem um mês de programa aí, um mês fora de casa... A gente está com saudade de fazer certas coisas. Fico mais preocupada de você estar com herpes e ela não ter ligado para isso", disse a cantora.
Mas o que é essa doença, como identificar e tratar ela? O termo teve um crescimento de 100% das buscas pelo Google e, por isso, o Purebreak decidiu te explicar mais sobre esse tipo de vírus.
A herpes labial é aquelas pequenas bolhas irritantes que aparecem e parecem permanecer em seus lábios. Eles são causados pelo vírus herpes simplex comum e altamente contagioso, mas geralmente não apresenta um quadro grave. Em pessoas saudáveis, ela geralmente desaparece por conta própria em mais ou menos duas semanas.
Pessoas de todas as idades podem ser infectadas com o vírus que causa herpes labial. É possível desenvolver uma afta em qualquer idade, embora a chance de ter um surto diminua após os 35 anos. Ele se espalha através da saliva ou contato próximo – muitas vezes através de beijos ou compartilhando utensílios, canudos, toalhas ou protetor labial com alguém que tenha uma afta.
- O primeiro sinal de uma herpes geralmente é uma sensação de formigamento, queimação ou coceira nos lábios ou ao redor.
- A área fica vermelha, inchada e dolorida à medida que as bolhas se formam.
- Ao longo dos primeiros dias, as bolhas se rompem e destilam um líquido claro ou levemente amarelo.
- Cerca de cinco dias após o aparecimento da herpes, ela forma crostas que podem rachar ou sangrar enquanto cura.
- A crosta então cai, revelando a pele que pode ficar um pouco mais rosada ou avermelhada do que o normal por alguns dias. Geralmente, leva de 1 a 2 semanas para a afta cicatrizar completamente.
Para evitar ser infectado pelo HSV-1, você deve tomar as seguintes precauções em relação a pessoas com herpes labial:
- Evite beijos, contato íntimo e sexo oral com alguém que tenha herpes labial.
- Não compartilhe toalhas, lâminas de barbear, pratos, talheres, canudos, protetor labial ou batom.
- Lave as mãos antes de tocar nos lábios, olhos ou genitais.
Embora possa demorar um pouco para se livrar de uma herpes labial, alguns medicamentos podem diminuir o tempo de cicatrização e tornar os sintomas menos dolorosos. Os tratamentos para herpes labial incluem:
- Medicamentos de venda livre: Você pode comprar sem receita cremes ou pomadas que você aplica diretamente na infecção.
- Medicamento antiviral: Seu médico pode prescrever um medicamento antiviral que você toma por via oral.
- Medicamento antiviral intravenoso: Se outros medicamentos não estiverem funcionando, seu médico pode precisar prescrever um medicamento antiviral que será administrado por via intravenosa. Neste caso, o seu médico irá acompanhá-lo de perto durante todo o tratamento.
Acompanhe o Purebreak para saber mais sobre o "BBB22" e o seu bem-estar!