Depois de longas discussões, as provas do Enem 2020 foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021 devido à pandemia do coronavírus. Por conta do calendário, o Ministério da Educação comunicou nesta sexta (12) que as notas do Enem 2020 não poderão ser utilizadas na próxima edição dos programas Prouni e Fies, que garantem vagas em instituições de ensino privadas.
De acordo com o calendário divulgado, as inscrições da primeira edição do Prouni em 2021 acontecerão nos dias 12 a 15 de janeiro. Já o Sisu abrirá de 19 a 23 de janeiro e o Fies nos dias 26 a 29 de janeiro. Isso significa que só vai poder se inscrever nos programas quem tiver notas de edições anteriores ao Enem 2020. Lembrando que o exame impresso será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro e o digital nos dias 31 janeiro e 7 de fevereiro. O resultado está previsto para 29 de março.
Confira um trecho da nota divulgada pelo MEC:
"Em razão do adiamento da aplicação das provas do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado em março de 2021, os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), edições do 1º semestre de 2021, exigirão dos candidatos notas de edições do Enem anteriores à edição de 2020. Já o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), previsto para ocorrer em abril, exigirá dos candidatos a nota do Enem de 2020, cujas provas ocorrerão em janeiro de 2021. Considerando que o início das aulas nas instituições de ensino superior privadas está previsto para ocorrer a partir de fevereiro, e para evitar maiores prejuízos aos candidatos que já possuem notas de Enem em edições anteriores, os processos seletivos do Prouni e Fies, excepcionalmente, utilizarão as notas das últimas edições do Enem, sendo a nota do Enem de 2019 a que será exigida, apenas na 1ª edição de 2021 do Prouni. Já para o Fies, a exigência continua sendo para utilização das notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010 (...)".
Na mesma nota, o MEC informou que o edital para o processo seletivo do Sisu referente ao 1º semestre de 2021 será publicado após a divulgação do resultado dos exames. Portanto, fique ligado(a)!