A Marvel Studios está tomando decisões polêmicas com as suas produções da Fase 4. Após "Vingadores: Ultimato" e "Homem-Aranha: Longe de Casa", que fecharam a 3ª fase do estúdio, uma leva de filmes e séries apareceu para promover uma nova era. Só que as coisas saíram um pouco do controle e isso fez com que muites fãs criticassem a marca, achando que os títulos recentes estão com muitos problemas e não apresentam um rumo para onde eles estão levando.
Uma das maiores responsabilidades que a fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel tem é apresentar heróis inéditos para servirem de protagonistas e serem a cara do futuro do estúdio. Afinal, nos despedimos dos principais nomes da marca nos cinemas: Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).
Só que parte do público não está gostando da forma como os novatos estão sendo introduzidos. Depois de vermos tantas produções da marca, faz sentido que a Marvel esteja investindo em coisas novas, mas ela segue mantendo um padrão para não arriscar tanto e botar tudo a perder.
A atual fase da Marvel Studios apresentou bastante coisas novas. Foi nessa etapa que assistimos as primeiras séries da marca para o Disney+ e fomos presenteados produções ousadas, como "Eternos" e "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", que permitem filmes mais autorais. Ainda assim, o fato do estúdio seguir com jornadas similares para apresentar personagens, mantendo regras clássicas, cenas de ação batidas, vilões não tão marcantes e CGI duvidável deixa um doce amargo na boca, assim como a sensação de deja vu, que certamente não é a melhor a se sentir quando assistimos a uma nova produção.
Isso não significa que os títulos estejam flopando. Afinal, es Marvetes compõem um exército muito fiel de fãs. Mas se compararmos o atual sucesso do estúdio com o passado, a diferença é grande. E tem um fator que afetou ainda mais o marca: a pandemia de coronavírus.
O calendário da 4ª fase do MCU ficou todo bagunçado por conta da pandemia. A princípio, "Doutor Estranho 2" viria logo após "WandaVision", antes mesmo de "Homem-Aranha 3" e "Loki". Então, ele que seria responsável por apresentar o Multiverso, o que não aconteceu. Só essa mudança já alterou bastante coisa na mitologia da franquia e dá para deduzir que muitas outras modificações foram feitas por conta do atraso nas filmagens e outras consequências trazidas pela pandemia.
A nova organização do calendário da Marvel fez com que cada obra parecesse bem isolada uma da outra, sem termos previsão de algum filme-evento a caminho tão cedo. A incerteza do que está por vir dá a sensação de que o estúdio está desorganizado e sem rumo, o que deixa o público inseguro. Além disso, o fato de termos que assistir muitas produções antes de vermos uma obra da marca torna a experiência desanimadora para alguns espectadores.
E você? Acha que a Marvel sabe para onde está indo e conseguirá superar seus problemas? Vote!