"Pantanal" está prestes a acabar. Na reta final da novela que foi um grande sucesso para a TV Globo o grande vilão do folhetim, Tenório (Murilo Benício) terá um desfecho trágico, digno dos crimes que cometeu ao longo da história. O ex-marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) será morto por um grupo de peões que sofreram com suas ações durante toda a trama.
De acordo com informações do Notícias da TV, Alcides (Juliano Cazarré) irá armar uma emboscada com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira) e até o Velho do Rio (Osmar Prado) ajudará no plano dos rapazes. O capataz e o ex-mordomo de Mariana (Selma Egrei) ficarão de tocaia à beira do rio na frente da fazenda de Tenório, esperando que ele saia.
A dupla esperará um bom tempo, até que Zaquieu sugere que eles voltem depois. Mas Alcides, após ter sido estuprado pelo fazendeiro, está convencido a ficar o tempo que custar. Eles, então, flagram Tenório saindo para entrar em um barco. Alcides colocará o pé na embarcação, provocando um solavanco e fazendo com que o criminoso caia. Os dois empunharão armas e é aí que o carioca surpreende o vilão, ao apontar um revolver para o pai de Guta (Julia Dalavia), salvando o colega.
No meio da confusão, Zaquieu acaba sendo baleado por Tenório, só que Alcides acertará o rival com a sua zagaia bem no peito. O antagonista, com isso, acabará caindo. Sangrando até morrer, ele é arrastado por uma sucuri - que provavelmente se trata do Velho do Rio disfarçado - para o rio e é devorado por piranhas.