Às vezes, por mais cuidadosas que as emissoras sejam, suas produções acabam sendo alvo de grandes polêmicas. Esse é o caso das 5 novelas desta lista! De minorias incomodadas até diversas acusações de plágio, essas tramas da Globo causaram tanto bafafá que foram parar na Justiça. Confira:
1. "O Sétimo Guardião" (2018)
Caso você ainda não saiba, a sinopse do folhetim das 21h protagonizada por Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso surgiu durante uma masterclass promovida por Aguinaldo Silva. Quando a trama já estava sendo exibida no Plim-Plim, o ex-aluno Silvio Cerceau reivindicou a sua coautoria. Para evitar maiores problemas, a Globo deu os créditos a 26 alunos. No fim, a novela não caiu no gosto do público e amargou baixos índices de audiência.
2. "Segundo Sol" (2018)
Quem lembra do bafafá da novela pela falta de representatividade? Na internet, foram muitas as críticas à Globo, principalmente porque a história tinha a Bahia como pano de fundo. A repercussão foi tão grande que o Ministério Público do Trabalho pediu que o canal fizesse adaptações na trama para adicionar mais pessoas negras ao elenco.
3. "Alma Gêmea" (2005)
O escritor Carlos de Andrade alegou que a novela plagiava o livro "Chuva de Novembro", de 1997, e pediu 10% do faturamento. Shirley Costa também moveu uma ação pelas similaridades com o livro "Rosácea". Porém, em 2010, Walcyr Carrasco foi inocentado de ambas as acusações.
4. "A Lua Me Disse" (2005)
As constantes humilhações sofridas pela personagem Índia (Bumba) chamaram a atenção de defensores das causas indígenas. Em 2005, o Ministério Público Federal do Rio recomendou que essas cenas degradantes fossem evitadas.
5. "Laços de Família" (2000)
Durante uma cena de briga entre Fred (Luigi Baricelli) e Clara (Regiane Alves), a atriz que vivia a filha do casal chorou horrores. A Vara de Infância e Juventude resolveu intervir e menores de 18 foram afastados da novela. Depois, a atriz Larissa Honorato foi substituída por Júlia Maggessi.
Na sua opinião, qual dessas novelas que viraram caso de Justiça foi a mais polêmica?