Hackeada! O perfil do X de Janja Lula foi alvo de ataque cibernético e postaram diversas mensagens sob seu nome até entenderem que se tratava de hackers. Tudo isso aconteceu na noite de segunda-feira (11) e a Polícia Federal já avisou que está investigando o que aconteceu, deixando claro que os responsáveis serão penalizados.
Em nota, a PF deixou claro: "A Polícia Federal informa que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão ao perfil no X (ex-Twitter) da senhora Janja Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (11/12). A conta foi bloqueada para novas publicações, a pedido da PF, após postagens ofensivas contra a senhora Janja e o Presidente da República. A Diretoria de Crimes Cibernéticos irá instaurar inquérito policial para aprofundar as investigações".
Entre as mensagens postadas, várias falavam sobre o presidente, deixando claro que o grupo de hackers está do outro lado. Uma dessas mensagens chegou a citar o jogador Neymar, dizendo que a primeira dama trai Lula com o craque.
Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informa que a @policiafederal foi acionada e iniciou uma investigação após a conta da primeira-dama Janja ser hackeada no Twitter. Criminosos serão encontrados e postos na cadeia . pic.twitter.com/6oqrug18os
- Luiz Müller (@luizmuller) December 12, 2023
THREAD COMPLETA COM PRINTS DE QUANDO A CONTA DA JANJA FOI HACKEADA pic.twitter.com/ZLtHgUQGO5
- Kebekˢᶜᶜᵖ ?? (@CapixabaEsquizo) December 12, 2023
Até agora não se sabe quem foram os responsáveis pelo crime cibernético.
Em seu perfil no Instagram, Janja comentou sobre o que aconteceu com um post: "Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente".
Tudo indica que o perfil no X (Twitter) já foi recuperado.