O que era para ser um dia muito feliz, se tornou uma grande tragédia. Um incêndio atingiu uma festa de casamento que estava sendo realizada em Qaraqosh, no norte do Iraque. Os convidados viveram momentos de terror enquanto precisavam se salvar das chamas. Mais de 100 pessoas morreram e muitas ficaram feridas. Um enterro coletivo reuniu várias pessoas, incluindo o noivo, que apareceu extremamente abalado. Veja os detalhes dessa tragédia.
A tragédia aconteceu nesta terça-feira (26). O salão de festas onde aconteceu o casamento pegou fogo, deixando 113 mortos e cerca de 150 feridos. Ao todo, eram 900 pessoas presentes no local. A causa do incêndio teriam sido sinalizadores que foram utilizados na festa. Segundo a defesa civil do Iraque, a estrutura tinha painéis altamente inflamáveis e contrários às normas de segurança. Isso pode ter contribuído não só para o incêndio como para sua rápida expansão. Além disso, não haviam saídas de emergência suficientes no local. Até agora, autoridades do Iraque anunciaram a prisão de 14 pessoas relacionadas ao incêndio, incluindo os proprietários do espaço.
Na quarta (27) e quinta-feira (28), aconteceram os enterros coletivos das vítimas do incêndio. O Primeiro Ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, declarou três dias de luto nacional em homenagem às vítimas. O enterro coletivo foi emocionante e reuniu familiares e amigos dos mortos. Muitas pessoas que estavam no casamento e sobreviveram foram ao velório para se despedir. Uma das imagens mais chocantes é a do noivo, que estava aos prantos e precisou ser consolado por amigos e família.
As autoridades do Iraque seguem com as investigações sobre o incêndio no casamento.