Discussões sobre racismo estão em pauta em todos os lugares nos últimos dias. E que bom, não é mesmo?! A campanha do #BlackLivesMatter, iniciada após o assassinato de George Floyd, nos EUA, tem mobilizado, inclusive, a classe artística. Jade Thirlwall e Leigh-Anne, do Little Mix, estão mais do que ativas na causa. Recentemente, as cantoras compartilharam suas experiências com o racismo dentro e fora da indústria da música. Os depoimentos valem a nossa atenção.
Por mais que as meninas do Little Mix sejam amigas e apoiem umas às outras, as coisas nem sempre são fáceis para todas. Nesta sexta (5), Leigh-Anne publicou um vídeo emocionante no IGTV sobre o assunto. "Como muitos de vocês, estou muito mal com tudo o que estamos vendo online e ouvindo nas notícias. No passado, mencionei algumas experiências pessoais que foram desencadeadas devido à minha raça", escreveu a cantora na legenda.
No vídeo, ela menciona o fato de saber que era a menos favorita do grupo e a sensação de cantar para um público que não a queria. "Minha realidade é todas as vezes que me senti invisível no grupo, mas parte de mim sabe que teria sido ainda mais difícil lidar com isso se eu estivesse a pele mais escura", diz Leigh, se referindo a questão do colorismo. Na legenda, uma das vozes de "Break Up Song" diz que a intenção da publicação é fazer as pessoas entenderem como o racismo funciona na prática para continuarem lutando contra a discriminação racial.
Assista!
Recentemente, Jade Thrilwall também expôs determinadas posturas de cunho racista incentivadas pela mídia. Nos Stories, a britânica se revoltou com uma matéria sobre ela e que trazia a foto de sua colega, Leigh-Anne na capa. De acordo com a cantora, jornalistas e fotógrafos sempre as confundem. Diga-se de passagem, são as duas integrantes não-brancas do grupo. "É um jornalismo preguiçoso, é ignorante, é rude. Eu fico ofendida que você não possa diferenciar duas mulheres de cor em um grupo de quatro membros. Existem até fotos de mim no artigo, seguidas de uma imagem da Leigh, como se eles não pudessem dizer que não somos a mesma pessoa miscigenada! Façam melhor", desabafou a artista. No texto, Jade diz que isso é uma prática comum e que perdeu o número da quantidade de vezes em que ela e Leigh foram "confundidas" ao longo dos anos.