Luísa Sonza se pronunciou oficialmente, pela 1ª vez, sobre o caso de racismo que estava sendo acusada. Na última quarta-feira (5), a cantora postou comunicado nas redes sociais e ainda liberou uma série de vídeos, em que explica o que aconteceu e por que sua equipe jurídica negou a acusação, ainda em 2020.
O caso, que tem como vítima a advogada Isabel, aconteceu em Fernando de Noronha, em 2018. Luísa Sonza abordou a profissional de Direito em uma pousada, pedindo um copo de água - supondo que ela seria uma das garçonetes do local. Após a polêmica ressurgir na mídia, Sonza adiou sua turnê, "O Conto de Dois Mundos", que aconteceria em 1º de outubro.
Confira o pronunciamento escrito, que foi feito com auxílio de Isabel:
Em vários vídeos curtos, Luísa Sonza também fez questão de mostrar seu rosto e explicar, com mais detalhes, tudo o que rolou. A voz de "Cachorrinhas" assumiu a culpa, pediu perdão a Isabel e todos os membros da comunidade negra e ainda se mostrou aberta a aprender e lutar contra o racismo estrutural da sociedade.
"Não via sentido de vir aqui, pedir desculpas para todos vocês só para me livrar de uma culpa. Acho que seria extrema hipocrisia da minha parte a partir do momento que eu comecei a buscar tecnicamente toda essa situação, entender tecnicamente essa situação e me aprofundar nesse assunto. Eu entendi que esse processo não era sobre a indenização ou o processo em si. Era sobre o direito, o dever e o desespero de ser ouvida", afirmou, confirmando também que conversou com Isabel e pediu desculpas diretamente a ela.
Como falamos, ela buscou explicar o que rolou em 2020, quando as acusações foram negadas: "Naquele momento, estávamos vivendo uma coisa muito confusa. Eu fiquei sabendo disso por uma matéria distorcida, alegando que eu estava sendo processada por crime racial por ter dado um tapa em uma pessoa preta. Isso é mentira e o que a gente se posicionou naquela época era em relação a essa notícia. E na época estavam saindo várias outras fake news, então a gente colocou isso no bolo todo", disse.
Luísa também aponta que ela e a sua equipe lidaram de forma errada com a situação e pediu, mais uma vez, desculpas pelos erros do passado - salientando que as ações causaram ainda mais dor na vítima. Por fim, Sonza se comprometeu a estudar mais e se tornar mais ativa na luta antirracista: "Não repitam o mesmo erro que eu cometi".
Veja os vídeos de Luísa Sonza:
É uma oportunidade, não só para Luísa Sonza, mas todas as pessoas brancas que acompanham a artista aprenderem com a situação.