"Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" entregou um encontro entre gerações que marcou o cinema. Assistir as versões de Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire do Peter Parker se reunirem foi um verdadeiro evento. Não à toa o filme se tornou um sucesso de bilheteria e teve fã que foi assistir à quase 300 vezes o título. As participações especiais dos outros dois atores foram fenomenais, mas se dependesse da Marvel um deles já teria dado às caras no seu Universo Cinematográfico a um bom tempo.
Na época do lançamento de "O Incrível Hulk", o diretor Louis Leterrier admitiu em um entrevista dada para a MTV News, lá em 2008 (via Legião dos Heróis), que tinha planos de colocar o Homem-Aranha de Maguire para contracenar com o Bruce Banner - quando ainda era interpretado por Edward Norton.
Só que, como a Marvel só tinha controle das suas propriedades, enquanto a Sony retinha os direitos de diversos nomes, lugares e histórias relacionadas ao Homem-Aranha, a ideia não foi para frente. Mesmo assim, Laterrier tentou encontrar um meio-termo para pelo menos fazer uma referência a outros heróis que poderiam surgir na trama do monstro verde, como o Teioso.
O cineasta explicou que a universidade na qual Banner encontra Samuel Sterns (Tim Blake Nelson), é a Universidade de Columbia. "[...] no universo da Marvel, especificamente no universo do 'Homem-Aranha', é Universidade Empire State. Eu queria algum tipo de filmagem em que se perguntassem: 'Ah, meu Deus. Aquele é o Peter Parker? Isso teria sido bem divertido".
"Eu só queria chamá-lo de Universidade Empire, para tratar disso como um mundo coerente", explicou. "E a Sony, que tem os direitos do Cabeça de Teia, não quis que fizéssemos isso. Era uma coisa pequena, mas algo que não podíamos fazer".
Ainda na conversa, Leterrier fez uma previsão certeira sobre o futuro da Marvel no cinema. "Marvel é muito boa fazendo seus próprios filmes, então eventualmente os estúdios irão permiti-la acompanhar a produção de [todos eles]. Daqui a alguns anos veremos Peter Parker conhecendo Bruce Banner".
Mesmo que não tenhamos visto em primeira-mão uma interação entre os dois heróis, é possível que eles tenham se conhecido, graças à gama de personagens da Marvel que podem transitar pelo UCM, ou então construam uma relação no futuro. Mas já imaginou como as coisas poderiam ter sido diferentes se Tobey Maguire tivesse aparecido como o Homem-Aranha no título solo do Hulk?