Às vezes pode parecer que já avançamos muito quando o assunto é prazer sexual. O tema vem ganhando espaço em debates entre adolescentes, na escola, em casa, mostrando que não há nada mais natural e saudável do que uma boa relação com seu corpo e seus desejos. Porém, ainda temos muito o que avançar!
Na última semana, a novela "Um Lugar ao Sol" mostrou uma cena em que Rebeca (Andrea Beltrão) recusava-se a transar com o marido e ia se masturbar. Apesar de serem só alguns segundos, foi suficiente para que o take rendesse comentários por dias.
Ou seja, a masturbação, principalmente entre mulheres, ainda é um grande tabu na sociedade. Mas não precisa ser! Se tocar e sentir prazer consige mesme é fundamental e traz vários benefícios para o corpo e a mente. Confira 10 vantagens da masturbação para acabar de vez com a vergonha!
Sabe aquela piada de que alguém que está de mau humor está precisando transar? É mais ou menos verdade. Na prática, os orgasmos - seja com parceires ou solo - ajudam mesmo a intensificar o bom humor. Com o prazer sexual é liberado hormônios chaves como a dopamina e a endorfina, relacionados ao bem estar e autoestima.
Também pelos hormônios que são liberados durante a prática, a masturbação ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Além das substâncias já citadas, o corpo aumenta a produção de ocitocina, responsável pelo relaxamento do corpo e por controlar o nível de cortisol - hormônio do estresse - na circulação.
Saber quais suas áreas mais sensíveis, como você gosta de ser tocade, com qual ritmo e o que te excita é imprescindível para uma vida sexual saudável. Se conhecer é essencial para todes, principalmente para quem têm maior dificuldade para chegar no orgasmo com parceire. Se você não sabe sua preferência, como outra pessoa poderá saber?
Com tanto relaxamento e hormônios de prazer, é fácil imaginar que a masturbação também é ótima ferramenta para melhorar a qualidade do sono. Além de diminuir o estresse - grande inimigo na hora de dormir -, a endorfina, principalmente, está associada à sonolência depois da prática e é uma grande aliada contra à insônia.
Há um mito de que a masturbação excessiva pode provocar a ejaculação precoce. Porém, as duas coisas não são relacionadas. Na verdade, é o contrário. Se masturbar com uma frequência saudável ajuda a entender o ritmo e os estímulos do corpo, fazendo com que a pessoa consiga controlar melhor o orgasmo.
Tem gente que acha que se se masturbar, vai perder a vontade de transar com outras pessoas. Isso é outro mito sobre o tema. Estar em dia com o auto prazer e conhecer bem seu próprio corpo é ideal para deixar a libido lá em cima. Ou seja, também é o oposto desse senso comum.
O sistema imunológico, como um todo, se beneficia da masturbação. Mas já existem estudos que associam a prática com a prevenção de tumores, inclusive os malignos (ou seja, câncer), a longo prazo.
Se masturbar pode ajudar, até mesmo, na hora de ter um cérebro mais saudável. A liberação constante das substâncias específicas do ato podem melhorar a memória, a concentração e o foco - sendo, portanto, uma atividade indicada para todas as fases da vida.
As contrações musculares e a rápida liberação da endorfina na hora do orgasmo são remédios naturais para a dor. Por isso, quem tem tendência à enxaqueca, dores no corpo e até mesmo cólicas menstruais mais fortes, pode investir na prática.
Como se não bastasse todos os benefícios, a masturbação também ajuda a manter a pele bonita. A aceleração da circulação sanguínea é ideal para oxigenar a cútis, eliminando toxinas do organismo. Resultado é uma pele mais limpa, brilhosa e macia. Tudo de bom, né?