O "pai do iPod" cria a carteira física mais avançada: um mini e-book para armazenar e visualizar tudo criptografado
Publicado em 3 de outubro de 2023 às 19:20
Por Maria Luisa Pimenta
Uma carteira física digital que mais parece um mini e-book é a nova criação do "pai do iPod". Seu objetivo é armazenar criptomoedas e ativos digitais no seu bolso.
Criação do "pai do iPod" serve para armazenar criptomoedas Criação do "pai do iPod" serve para armazenar criptomoedas© Getty Images
"Pai do iPod" tem nova criação tecnológica
Carteira digital para criptomoedas é a nova aposta tecnológica
Nova criação do "pai do iPod" é carteira para criptomoedas
Nova criação do "iPod" mexe no mundo das criptomoedas
Veja + após o anúncio

A Ledger já está sendo chamada de "Apple da Web3". Estamos lidando com uma empresa francesa especializada em carteiras físicas ou também chamadas de "Cold Wallets". Pequenos dispositivos onde podemos armazenar diretamente as blockchains que temos. Em vez de deixar essa responsabilidade para uma bolsa, somos nós que mantemos as criptomoedas, NFTs ou tokens em nossos bolsos em um pequeno dispositivo físico criptografado. Agora, Tony Fadell, "pai do iPod" e criador da Nest, uniu-se à Ledger para criar o que poderia muito bem ser o "iPod do mundo criptográfico". Uma pequena carteira física, não maior que um cartão de crédito, com a segurança usual da Ledger e o design mais avançado visto em um dispositivo desse tipo até o momento.

O Ledger Stax e sua tela de tinta eletrônica curva

Durante seu evento anual para desenvolvedores Web3, a empresa revelou a nova Ledger Stax. Essa é sua carteira física mais moderna, apresentando pela primeira vez vários elementos que não estavam disponíveis anteriormente nessa categoria. O Ledger Stax vem com uma tela E-ink curva de 3,7 polegadas com uma resolução de 672 x 400 pixels. O dispositivo pesa 45 gramas, mede 85 x 54 mm e tem 6 mm de espessura.

As especificações não param por aí, e ele até se assemelha a um tipo de telefone celular. O Ledger Stax tem acabamento em alumínio e plástico e será vendido na cor preta. Em seu interior, ele abriga uma bateria de 200 mAh e suporta carregamento sem fio Qi. Ele ainda vem com uma porta USB C e Bluetooth 5.2. Em seu interior, não há processadores normais, mas um chip de segurança ST33K1M5 com certificação CC EAL5+. O Ledger Stax é compatível com iOS 13+ e Android 9+, bem como com Windows, MacOS e Ubuntu, mas não com Chromebooks ou laptops com processadores ARM.

Para que serve o Ledger Stax?

A ideia é que o Ledger Stax nos permita armazenar nossos ativos digitais, sejam eles criptomoedas, tokens ou NFTs. Mas, graças ao seu design, também poderemos ver as criptomoedas ou NFTs diretamente no Ledger Stax. O nome do produto também faz sentido. "O Ledger Stax tem esse nome porque você pode empilhá-los. Esses dispositivos têm ímãs para que você possa empilhá-los magneticamente. Por que ter vários Ledger Stax? Muitos de nossos usuários já têm diferentes dispositivos Ledger, cada um deles com várias finalidades criptográficas ou de NFT. Você pode ter um dispositivo para suas coleções NFT, outro para seus ativos baseados em Ethereum, e assim por diante", explica Pascual Gauthier, CEO da Ledger. "A Ledger já vendeu 5 milhões de carteiras e nenhuma delas foi hackeada", explica Tony Fadell. O lendário designer explica que trabalhou com a Ledger para revolucionar a experiência da Web3, adicionando algo tão comum quanto uma tela sensível ao toque.

Palavras-chave
Curiosidade Tecnologia Mundo