O Oscar 2022, que rolou no último domingo (27), trouxe uma grande polêmica. Will Smith subiu no palco durante apresentação de Chris Rock e deu um tapa no artista. O motivo foi bem claro: o comediante havia feito uma piada sobre o fato de Jada Smith, esposa de Will, estar careca.
Logo depois, Smith retornou ao palco, porém, para receber o prêmio de Melhor Ator pelo filme "King Richard: Criando Campeãs". Nessa hora, ele chegou a se desculpar com a Academia pela atitude anterior, mas não há garantia de que isso será suficiente para manter a estatueta.
De acordo com fonte ouvida pelo New York Post, existe a possibilidade de Will perder o prêmio, já que houve um descumprimento do código de conduta do Oscar.
Vote no que você acha que deve rolar e vem entender tudo o que aconteceu entre Will Smith e Chris Rock no Oscar 2022!
Resumindo a treta que movimentou o Oscar na última noite, Chris Rock sugeriu que Jada poderia fazer a sequência de "G.I Jane", filme de 1997, em que a protagonista aparece careca. Para quem não sabe, a esposa de Will Smith sofre de alopecia, uma condição autoimune que faz com que os fios do cabelo caiam.
A artista já tinha falado sobre isso e desabafado para alguns veículos sobre a insegurança e a baixa autoestima que a doença traz. "Foi assustador quando [a perda de cabelo] começou. Eu estava no banho e uma mão inteira de fios saiu da minha cabeça. Eu só pensava: 'Meu deus, eu vou ficar careca?'", afirmou Jada em episódio do "Red Table Talk".
Após a piada feita no Oscar 2022, Jade parece desconfortável, revirando os olhos. Logo depois, o marido sobe no palco, dá um tapa na cara de Chris Rock - que fica visivelmente desconcertado - e grita para o comediante: "Mantenha o nome da minha esposa fora da po** da sua boca". Rock apenas diz que vai fazer isso.
De acordo com fontes ouvidas pelo New York Post, a Academia encarou a atitude de Will como quebra de conduta. "Foi uma agressão. Todos ficaram tão chocados, foi muito desconfortável", disse o informante. "Acho que Will não vai querer devolver o Oscar, mas quem sabe o que pode acontecer".
A Academia chegou a se pronunciar no Twitter, após o final do evento, afirmando que eles "condenam qualquer forma de violência".
Desde 2017, a premiação segue um código rígido de conduta, após denúncias de assédio sexual surgirem na indústria cinematográfica. Nas normas, é enfatizado a importância de "manter os valores da Academia e o respeito pela dignidade humana".
Há quem diga, por outro lado, que Chris Rock passou dos limites, fazendo com que Will agisse por impulso. Que confusão!
Como falamos, Will Smith aproveitou a oportunidade de fazer um discurso, após ganhar o prêmio de Melhor Ator, para falar - indiretamente - sobre o ocorrido, citando o seu personagem, Richard Williams, pai de Serena e Venus Williams.
"Richard era um grande defensor de sua família. [...] Eu sei que para fazer o que fazemos, precisamos tolerar abuso, ouvir pessoas falarem loucuras sobre você. Nessa indústria, você precisa tolerar pessoas desrespeitando você. Precisa sorrir e fingir que está tudo bem. Denzel acabou de me dizer, há poucos minutos, 'no seu momento de maior vitória, tome cuidado, é quando o Diabo vai tentar te atingir'", afirmou Will, enquanto chorava.
Será que Will Smith vai ser penalizado pela organização do Oscar?
A história continua a se atualizar. Na última segunda-feira (28), um pouco menos de 24 horas do incidente no palco do Oscar, Will Smith postou um comunicado oficial no Instagram, se desculpando pelo ato de violência. O ator disse que sua ação é inaceitável e, ainda, mencionou o perfil de Chris Rock - que ainda não se pronunciou.
No comunicado, Will Smith escreveu: "Violência, em todas as suas formas, é venenosa e destrutiva. Meu comportamento na noite do Oscar foi inaceitável e não há desculpas. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição de saúde de Jade foi demais para mim e eu agi emocionalmente. Eu gostaria de me desculpar publicamente a você, Chris. Passei dos limites e errei. Estou envergonhado e minhas ações não são exemplos do homem que quero ser. Não há espaço para violência em um mundo de amor e bondade. Eu gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do evento, a todos os que estavam presentes e quem estava assistindo, ao redor do mundo. Queria pedir desculpas também à Família Williams e à minha família de 'King Richard'. Eu lamento profundamente que o meu comportamento tenha machado o que foi uma linda jornada para todos nós. Sou um trabalho em progresso".
De acordo com colunista da Variety, o pedido público de desculpas pode não ser suficiente para limpar a imagem de Will. O jornalista aponta que, provavelmente, os telespectadores irão exigir que o ator peça desculpas pessoalmente ao comediante que foi agredido. Por outro lado, muitos entenderam a ação de Will e, apesar de não concordarem com a violência, compreendem por que ele se excedeu.