Pabllo Vittar vem sendo duramente criticada nas redes sociais por "Asian Fishing", termo usado contra quem se apropria de traços étnicos e culturais dos asiáticos amarelos. No início deste mês, a influenciadora Bruna Satsuki Tukamoto usou seu perfil para explicar toda problemática por de trás da estética adotada pela drag queen, que vai além da maquiagem e vestimenta.
"Gostaria muito que a Pabllo Vittar assistisse esse vídeo sobre 'asian fishing' para rever seus comportamentos e fazer uma autocrítica sobre racismo. Mesmo achando que ela não vai ver, fica a minha tentativa de fazer o vídeo chegar até ela", disse Bruna Satsuki Tukamoto. No entanto, as críticas não chegaram muito bem na dona do hit "AMEIANOITE", que rebateu internautas, dizendo que eles querem atenção. "Vai lavar uma louça. O que não é normal é essa obsessão de vocês por mim", afirmou, logo depois.
O termo foi desenvolvido devido a um vídeo viral do TikTok. E, depois disso, as pessoas estão discutindo cada vez mais o assunto. "Asian fishing" é quando um indivíduo não asiático se apropria da estética propositalmente e faz as seguintes ações:
- Usa maquiagem para dar ao rosto mais características.
- Edita a foto para fazer com que os traços do rosto passem como asiáticos.
- Se vestir com estereótipos de "trajes de menina asiática". Alguns exemplos são fantasias de garotas de anime, jogos ou uniformes de escola.
A cultura patriarcal asiática criou um padrão de beleza distorcido para as mulheres. De acordo com essa mentalidade, as jovens, por anos, foram submissas e ostentaram corpos muito magros, o que é totalmente formado pelo olhar masculino e é muito problemático. Quando os indivíduos não-asiáticos tentam imitar a "estética", estão automaticamente se encaixando nessa aparência física sem entender o trauma por trás disso.
O "Asian fishing" não é apenas sobre a sombra, maquiagem ou fantasias. Trata-se de mudar as características naturais do seu rosto seguindo o padrão de beleza criado pelo patriarcado. Portanto, o sistema que faz parte se concentra em lucrar enquanto aprimora a fetichização asiática. Eles fazem isso sem prestar atenção às consequências.