E vamos de mais festivais no Brasil! Depois da divulgação do lineup do Lollapalooza, que acontece em São Paulo em 2022, e a criação de um novo evento, o The Town - feito pelos organizadores do Rock in Rio -, mais um anúncio musical chegou nesta quinta-feira (9). Os organizadores do Primavera Sound confirmaram as datas da primeira edição brasileira do festival, que acontece em São Paulo entre 31 de outubro e 6 de novembro, no Distrito Anhembi.
Criado em 2001, em Barcelona, na Espanha, e levado para Portugal em 2012, o Primavera Sound é um dos maiores eventos de música da Europa. E acaba de ficar maior: o festival, que reúne artista de todos os gêneros, também terá edições em outras cidades da América do Sul e em Los Angeles, nos Estados Unidos.
No início, em sua primeira edição em 2001, o Primavera Sound era um festival menor, focado em artistas alternativos e experimentais. Mas com o sucesso rápido do evento, foi necessário uma restruturação, que levou os shows para arenas maiores em 2005. Apesar de, até hoje, ser caracterizado por ter um estilo eclético, com cantores e bandas de vários estilos, gêneros como rock, eletrônico, indie, pop e hip hop ganham destaque nos lineups.
Em 2012, o festival teve sua própria edição em Porto, cidade de Portugal, e repetiu a dose em 2019. Alguns nomes que já tocaram no evento europeu foram: Frank Ocean, J Balvin, Bon Iver e Rosália. Para o próximo ano, na Espanha, Dua Lipa - que também é uma das headliners do Rock in Rio 2022 - e Lorde são atrações principais já confirmadas.
Depois de 10 anos de sua primeira expansão territorial, o Primavera Sound dá um passo bem importante, com edições em quatro cidades da América. Além de São Paulo, o Chile terá sua própria versão, em Santiago, assim como a Argentina, em Buenos Aires. Já na América do Norte, Los Angeles vai ser o local do primeiro Primavera Sound nos Estados Unidos - todos em 2022!
"Garantimos que em 2022 vamos recompensá-los por todo o tempo perdido viajando pelo mundo para chegar até o Primavera", disseram os representantes do festival em comunicado oficial.
Com o anúncio do Primavera Sound em São Paulo, os organizadores falaram um pouco, no site oficial do evento, sobre as perspectivas para o próximo ano: "Tinha que ter em São Paulo. É uma cidade com uma energia incrível, que vive a música de uma forma que eu raramente vi na vida", afirma o diretor do festival, Gabi Ruiz.
O Primavera Sound 2022 será entre 31 de outubro e 6 de novembro, em São Paulo, na região do Distrito Anhembi. Serão eventos em diferentes pontos da cidade ao longo da semana, com foco no estilo urbano. Animades?
Os organizadores estão se empenhando para divulgar o mais rápido possível a lineup do evento. Como o festival costuma dialogar com as atrações do Lolla, em outros locais do mundo, o Purebreak separou alguns artistas que teriam tudo a ver com o Primavera e que podem marcar a estreia do festival no Brasil.
A cantora de "Solar Power" é uma das headliners de 2022 na Espanha. Muitos estavam na expectativa de ver Lorde no Lollapalooza Brasil do ano que vem, mas quem sabe a artista já não estava focada no Primavera Sound? Em entrevista ao fantástico, a eterna voz de "Royals" falou sobre shows que já fez por aqui, em 2014 e 2018: "O povo brasileiro é tão musical, ouvir uma multidão no Brasil cantar junto com você é incrível, é muita energia", afirmou. Pode vir, Lorde!
O rapper já foi atração no Lolla, em São Paulo, e no próprio Primavera Sound, na edição de Porto, em 2014. Por isso, é também um forte candidato ao lineup do evento ano que vem, no Distrito de Anhembi. Em 2019, Kendrick Lamar fez apresentação emocionante e disse que "esperou a vida toda para estar no Brasil". Já pode voltar logo também!
Cardi B deveria ter vindo ao Brasil para o Rock in Rio de 2019, mas cancelou sua aparição de última hora. A rapper também estava marcada para o Primavera e furou, no mesmo ano. Por isso, acreditamos que está na hora dela se retratar com o Brasil e o Primavera Sound, fazendo um show aqui em 2022. Aí todo mundo fica feliz!
Outra que muitos queriam ver no Lollapalooza Brasil era Rosalía. A cantora espanhola ama nosso país, já declarou seu amor pelos brasileiros várias vezes e se apresentou no Lolla em 2019, no Chile e na Argentina. Já queremos aqui também!