Se antes já era difícil manter uma rotina de exercícios, imagine agora com o isolamento social! O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar a vacina. Depois, aqui no Brasil, também passamos por esse processo e uma onda de esperança se instaurou. Mas, por enquanto, todos devem permanecer em casa.
O jeito, então, é procurar maneiras de se exercitar sem sair ou aproveitar as oportunidades do dia a dia. Vale de tudo! Subir e descer escadas, transformar a saída na rua em uma boa caminhada, andar de bicicleta pelo quarteirão ou se dedicar a uma série de exercícios simples. Como tem sido seu comportamento em relação a isso? Faça nosso quiz e descubra se você pode ser considerado(a) sedentário(a) ou não!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes sobre atividade física e sedentarismo, no final do ano passado. Segundo o documento, crianças e adolescentes (5 a 17 anos) devem fazer, em média, 1h de atividade por dia. Para os adultos, a recomendação é de 150 a 300 minutos por semana de treino moderado ou de 75 a 150 minutos se a intensidade for rigorosa.
A instituição também passa a diferenciar exercício físico de atividade física. A primeira é qualquer movimentação do dia a dia, como subir uma escada. Já os exercícios são aqueles programados, que você se prepara e faz uma série com o intuito de malhar o corpo mesmo. Qual deles vale? O que você puder e conseguir manter!
E mais, agora existe nome para o hábito de ficar sentado o dia todo: comportamento sedentário. São aquelas horas que você fica quase sem se mexer, muito comuns quando estamos em frente ao computador.
Você só não pode confundir a necessidade de fazer atividade física com a pressão estética de um padrão de beleza. O Purebreak apresenta frequentemente casos de estrelas que já sofreram com o problema para justamente alertar os leitores.
Na Coreia do Sul, os idols do K-pop passam por pressões estéticas fortíssimas, que são inclusive criticadas pelos fãs. A atriz Camila Mendes, de "Riverdale", é um outro exemplo. Ela assumiu que já sofreu com distúrbios alimentares, mas conseguiu superar o quadro. Camila também contou que precisou melhorar sua aparência para entrar na série, provando que mesmo uma pessoa dentro dos padrões precisa se submeter a pressões estéticas.
Por isso, se cuide e pense na sua saúde. Para finalizar te incentivando a amar seu próprio corpo, indicamos nossa lista de 5 filmes que trazem a mensagem do "body positive". Dê uma olhadinha!