Chegou o momento mais gostoso do ano! Colocar os fones de ouvido, preparar o botão de compartilhar e assistir à Retrospectiva do Spotify de 2021. Nesta quarta-feira (1º), o streaming liberou o Wrapped, que mostra as músicas, os artistas e os podcasts mais ouvidos por cada usuário. É também nessa hora que o Spotify anuncia quem mais fez sucesso na plataforma, tanto no Brasil, quanto no mundo.
Em 2021, os mais de 381 milhões usuários do streaming globalmente devoraram as músicas e lançamentos (ou relançamentos, né, Taylor Swift) de cantores como Bad Bunny e BTS. Além disso, nomes como Olivia Rodrigo e Lil Nas X marcaram presença no chart. Inclusive, "drivers license", debut de Rodrigo, foi a música mais escutada do ano na plataforma em todo o mundo. É o poder da indicada sete vezes ao Grammy 2022.
Já no Brasil, não poderia faltar as personalidades mais marcantes do ano! Encabeçando a lista de mulheres mais ouvidas nacionalmente temos Marília Mendonça, que faleceu em 5 de novembro, e já tinha o título de brasileira mais escutada na plataforma desde 2020. Os Barões da Pisadinha (quem lembra do show do grupo no "BBB21"?), Maiara & Maraísa e Luísa Sonza também tiveram destaque nas playlists dos brasileiros.
Vem ver a retrospectiva do Spotify 2021, no Brasil e no mundo!
A retrospectiva de 2021 do Spotify veio com uma surpresa para os fãs mais dedicados. Mais de 170 artistas gravaram mensagens especial para os ouvintes que os tiveram na lista individual de mais ouvidos. O recado aparece na playlist "As Mais Tocadas do seu 2021", antes da primeira música do cantor. Já sabemos que celebridades como Dua Lipa, Billie Eilish, Pabllo Vittar, Anitta, Ed Sheeran e Coldplay são alguns dos que toparam participar do desafio!
O rapper de Porto Rico, Bad Bunny, é o artista com maior números de streams no Spotify global pela segunda vez consecutiva. Depois, temos a rainha das regravações Taylor Swift - que lançou sua versão dos álbuns de "Fearless" e "Red" neste ano - e o maior grupo de K-pop do mundo, BTS.
1. Bad Bunny
2. Taylor Swift
3. BTS
4. Drake
5. Justin Bieber
Não há dúvida que o sertanejo é o gênero oficial do Brasil. E é fácil perceber isso pela lista de artistas mais ouvidos na plataforma em 2021.
1. Os Barões Da Pisadinha
2. Gusttavo Lima
3. Marília Mendonça
4. Jorge & Mateus
5. Henrique & Juliano
O ano foi de Marília Mendonça e a cantora conseguiu, pela segunda vez, o título de mulher mais escutada no Spotify Brasil. No top 5, a rainha Ariana Grande foi a única estrangeira que marcou seu lugar na lista nacional.
1. Marília Mendonça
2. Maiara & Maraisa
3. Luísa Sonza
4. LUDMILLA
5. Ariana Grande
Se alguém realmente duvida que o ano foi de Olivia Rodrigo, pense novamente. A americana com ascendência filipina é responsável pela faixa com mais streams do Spotify global, "drivers license", que também marcou o debut da cantora em janeiro de 2021. Rodrigo encabeçou outra faixa de seu primeiro álbum, "SOUR", na lista, com "good 4 u" em 4º lugar.
1. "drivers license" de Olivia Rodrigo
2. "MONTERO (Call Me By Your Name)" de Lil Nas X
3. "STAY (with Justin Bieber)" de The Kid LAROI
4. "good 4 u" de Olivia Rodrigo
5. "Levitating (feat. DaBaby)" de Dua Lipa
O "BBB 21" foi um reality de polêmicas, mas com certeza rendeu música boa. Uma prova é "Batom de Cereja", de um dos participantes do Camarote da edição deste ano, Rodolffo, que foi a faixa mais ouvida aqui no Brasil. Veja quais outras músicas bombaram no Spotify nacional!
1. "Batom de Cereja - Ao Vivo" de Israel & Rodolffo
2. "Facas - Ao Vivo" de Diego & Victor Hugo
3. "Ele É Ele, Eu Sou Eu" de Wesley Safadão
4. "Meu Pedaço de Pecado" de João Gomes
5. "Baby Me Atende" de Matheus Fernandes
Com duas faixas na lista de mais ouvidas, é claro que "SOUR" de Olivia Rodrigo iria ser o álbum com maior número de streams. "Future Nostalgia", de Dua Lipa, ficou em 2º lugar mesmo um ano depois do lançamento do disco. Justin Bieber, Ed Sheeran, Doja Cat também marcaram presença.
1. "SOUR" de Olivia Rodrigo
2. "Future Nostalgia" de Dua Lipa
3. "Justice" de Justin Bieber
4. "=" de Ed Sheeran
5. "Planet Her" de Doja Cat