O #SetembroAmarelo tá aí pra mostrar que a saúde mental também importa. Basta vermos depoimentos de tantos rostos famosos para entendermos que absolutamente qualquer pessoa pode ter depressão e ansiedade. O mais importante é ter a consciência de que, assim como as outras doenças, as emocionais também requerem acompanhamento médico, pois são tão sérias quanto. Como uma extensão desses tratamentos, o Purebreak separou alguns apps e recursos online que podem ajudar. Afinal, por que não usarmos todo esse ambiente da internet, enfim, ao nosso favor?
Lembrando que, independente do que você tenha, nenhuma destas dicas substitui o tratamento médico. :)
Sim, logo o Instagram. É nesta rede social que talvez mais nos contaminamos com perfis e conteúdos tóxicos e prejudiciais à nossa saúde mental. "Por que não posso ter esse corpo?", "Por que não nasci desse jeito?", "Por que não sei fazer isso?", etc. Difícil, né?! Recentemente, o número de curtidas foi até ocultado para que a quantidade deixasse de ser tão importante para os usuários.
Pois saiba que o Instagram possui um recurso para ajudar quem tem depressão e ansiedade. Para acioná-lo, basta digitar #depressao ou #ansiedade no mecanismo de busca. Assim, antes do usuário se deparar com as publicações, é direcionado a um canal de ajuda em que pode optar por falar com algum conhecido, com um voluntário do Centro de Valorização da Vida ou ler sugestões de como se ajudar.
Há também aplicativos disponíveis para Android e iOs que podem auxiliar no tratamento. Todos pensados e projetados por profissionais e/ou pesquisadores da área.
No Querida Ansiedade, é possível fazer anotações diárias sobre o que você está sentindo, assistir vídeos, descobrir o que pode ser feito em momentos de crise e sanar algumas dúvidas sobre o que você tem.
O Cíngulo funciona como um diário emocional e traz vários tipos de autoavaliação, sessões em formas de conteúdos diários e algumas técnicas. Ele pode ajudar no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional.
Já o ZEN traz recursos de meditação guiada e técnicas de respiração que podem ajudar a controlar, sobretudo, a ansiedade. Até porque estar com a mente em paz faz muita diferença, né?! Nele há, inclusive, um recurso que dá a meditação ideal para o tipo de emoção que o usuário está sentindo: ansiedade, irritação, tristeza, estresse etc.
O Be Okay foi feito para auxiliar pessoas a lidarem com ansiedade e ataques de pânico. Ele tem exercícios de respiração, sons da natureza para acalmar, uma espécie de registro diário das emoções e até mesmo uma seção onde é possível colocar fotos que te deixam bem. Também possui um recurso de acionar um ente/amigo quando for preciso.
É importante lembrar também que o número 188 está disponível 24h para quem precisa de ajuda. Pra quem não sabe, esse é o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) para todo o território nacional. Você é atendido por um voluntário e o anonimato é garantido. A ligação é gratuita. Há também o chat disponível no site.