29 de novembro foi o dia escolhido pelo Spotify para lançar a sua retrospectiva 2023, aquele resumo anual que nos mostra nossas estatísticas relacionadas à plataforma. Falamos, claro, dos artistas mais ouvidos, das músicas mais tocadas e de algumas surpresas suculentas nesta edição. Abaixo, mostramos como obtê-lo e o que ele inclui.
Embora seja verdade que o Spotify coleta informações independentemente da plataforma que usamos, este resumo só aparece no celular. Nesse sentido, vale destacar que é aconselhável certificar-se de que o app esteja atualizado no seu Android ou IOS.
Uma vez dentro do Spotify teremos que clicar no botão superior que diz "Retrospectiva" ou descer até o módulo central da página inicial, onde o resumo aparecerá em formatos de história. Caso não apareça (pode demorar um pouco para chegar a todos os usuários), basta acessar este link. Fazer isso abrirá o aplicativo e iniciará as estatísticas.
Este ano, a Retrospectiva Spotify tem muitos slides . Após as boas-vindas, descobriremos quantos gêneros ouvimos e como eles se "combinam" por meio de uma analogia com um hambúrguer.
Reprodução: Xataka
Na próxima, descobriremos quantas músicas ouvimos e qual a melhor. Então, no próximo tópico são revelados o seu TOP 5.
Reprodução: Xataka
E como não poderia deixar de ser, o Spotify irá gerar uma playlist com as músicas mais ouvidas para que possamos adicioná-la diretamente à nossa biblioteca.
Reprodução: Xataka
Mais estatísticas. A história a seguir nos conta quantos minutos ouvimos, sua tradução em dias e o dia em que ouvimos mais música.
Reprodução: Xataka
Próximas histórias: quantos artistas diferentes ouvimos e o top, que no meu caso é o Bizarrap. Além disso, conheceremos a música do referido artista que mais ouvimos.
Reprodução: Xataka
Nos slides a seguir descobriremos os demais artistas e grupos que compõem nosso top cinco, além de uma foto resumida.
Reprodução: Xataka
E depois temos a primeira novidade deste ano: uma mensagem (genérica) do seu artista mais ouvido agradecendo por ouvi-lo. No meu caso, como dissemos, uma mensagem do Bizarrap.
Reprodução: Xataka
A seguir, o Spotify nos informará se ouvimos a música "no modo herói" ou no "modo vilão" . No meu caso, eu ouço no "modo vampiro" porque "gosto de cravar os dentes em músicas emocionais e melancólicas mais do que outras pessoas".
Reprodução: Xataka
E por último acessaremos o pôster com todas as estatísticas em diversas cores que podemos compartilhar com nossos contatos ou com nossos seguidores nas redes sociais.
Reprodução: Xataka