A influenciadora digital Virgínia causou uma grande polêmica, nesta sexta-feira (03), por aparecer usando tranças no novo videoclipe de Zé Felipe. O visual inédito da jovem foi bastante criticado por internautas que acreditam que ela cometeu apropriação cultural. Isso porque a loira adotou um elemento de outra cultura para ficar com uma nova aparência para o registro visual do single "Facilita Aí".
Virgínia também compartilhou uma imagem sua de tranças ao lado do seu parceiro por meio das redes sociais. Nos comentários do post feito por ela no Instagram, alguns seguidores parabenizaram o casal pelo clipe, enquanto outros criticaram a influencer pela novidade no seu cabelo. "Um pouquinho de apropriação cultural e seguimos..", destacou um usuário. Outro perfil da plataforma ironizou: "Rainha de Wakanda".
Para algumas pessoas que até agora não entenderam o que significa apropriação cultural, nós explicamos. O termo em questão está relacionado à remoção de um aspecto cultural de um grupo social do seu contexto original para inserí-lo em um outro cenário, de forma que elementos específicos de uma cultura perdem seu significado, costume e tradição original.
Muitas vezes, isso ocorre apenas para favorecer uma estética, mesmo que as pessoas que sejam parte dessa cultura sigam marginalizadas e criticadas quando fazem uso do elemento que as pertence.