"A Fazenda 13" levantou debate sobre racismo nas redes sociais nesta última segunda-feira (20). É que em conversa com o sertanejo Tiago, Dayane Mello causou polêmica ao justificar que não podia tomar muito sol por para não ficar com a pele mais bronzeada, o que, segundo ela, afetaria sua profissão de modelo.
"Tu sabe que eu não posso ficar muito morena por conta do meu trabalho, né? Tem que ser branquinha. As campanhas não querem muito morena, querem uma beleza um pouco mais elegante do que muito... Sabe?", concluiu a fala, sussurrando.
A fala de cunho racista de Dayane Mello virou assunto na internet. Segundo os telespectadores, a ex-sister do Grande Fratello, conhecido também como "BBB" Itália, deu a entender que usou a palavra "morena" para velar o preconceito contra pessoas negras.
Não podemos negar o quanto o racismo, infelizmente, ainda é presente na indústria da moda. No entanto, Dayane Mello se posicionou de maneira questionável e, para muitos, ela está naturalizando o preconceito.
Nas redes sociais, famosas também se manifestaram. "O jeito que ela fala 'morena' dá vontade de vomitar na cara dela. Que nenhuma marca contrate essa deselegante... Deixa ela ficar transparente", disparou Samantha Schmütz pelo Instagram. "Nossa, vontade de vomitar... Que garota deselegante, sem noção e que só fala m*rda... Não é a primeira vez", acrescentou Giovanna Ewbank.
Veja repercussão!
Ainda esta semana, Anitta também foi acusada racismo por internautas norte-americanos após usar o termo "niggas", enquanto cantava uma música de Doja Cat em live no Instagram. Para a comunidade negra, a palavra é considerava muito ofensiva.
A palavra nigga é um derivado de nigger, termo que também quer dizer "preto" ou "negro", sendo que o seu uso é ainda mais agressivo e pejorativo. Segundo a revista "Isto É", a expressão é associada a supremacia branca, e foi criada nos Estados Unidos para se referir à comunidade como seres humanos inferiores. No etanto, para se referir a qualquer caso que seja sobre esse assunto, as pessoas utilizam o termo "n word", que significa "a palavra n". Em meio à polêmica, a dona do álbum "Girl From Rio" não se manifestou.