Varinhas, caldeirões, uniformes e livros à postos! Já podem ir arrumando suas malas, porque o retorno para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts está cada vez mais perto de acontecer. O serviço de streaming HBO Max liberou nesta segunda-feira (6) um teaser do aguardado reencontro do elenco da franquia, que irá ocorrer no especial "Harry Potter 20 anos: De Volta à Hogwarts". O projeto será disponibilizado na plataforma no dia 1º de janeiro de 2022.
Na prévia, vemos uma bruxa - que lembra muito Luna Lovegood (Evanna Lynch) - lendo um dos mais conhecidos jornais do mundo mágico, o Profeta Diário. A manchete do periódico ressalta: "Hogwarts dá boas-vindas aos ex-alunos". Em seguida, rostinhos conhecidos recebem à famosa carta de Hogwarts, convocando-os para a reunião. Dentre eles, conseguimos reconhecer Robbie Coltrane (Hagrid), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Mark Williams (Arthur Weasley). Além disso, ao fim do teaser, vemos uma bruxa caminhando nostalgicamente pela plataforma 9 3/4. Quem será?
Confira a prévia completa:
Quem estará no reencontro especial de "Harry Potter"?
Outros grandes nomes do elenco já foram confirmados no especial, como: Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger), Rupert Grint (Rony Weasley), Helena Bonham Carter (Bellatrix), Ralph Fiennes (Voldemort), Tom Felton (Draco Malfoy), Jason Isaacs (Lucius Malfoy), Gary Oldman (Sirius Black), Imelda Staunton (Dolores Umbridge), James e Oliver Phelps (Fred e George Weasley), Bonnie Wright (Gina Weasley), Alfred Enoch (Dean Thomas) e Ian Hart (Professor Quirrell). O diretor dos dois primeiros filmes, Chris Columbus, também estará no evento.
Entenda por que J. K. Rowling não estará no especial
E quem teve problemas nos correios e ficou sem receber sua carta para Hogwarts foi J. K. Rowling . A Warner Bros. e o HBO Max sequer mencionaram a autora dos livros que deram origem à "Harry Potter" no anúncio do especial. Segundo o The Hollywood Report, é possível que sua ausência tenha sido motivada por uma série de posicionamentos transfóbicos que a escritora compartilhou ao longo dos anos de 2019 e 2020 nas suas redes sociais. Na época, Rowling defendeu que indivídues transgêneros deveriam ser definidos por seus sexos biológicos, ignorando toda sua construção de gênero e desrespeitando suas vivências.
Depois disso, autora foi criticada pela comunidade trans, por fãs de "Harry Potter", e até por parte do elenco da saga, como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Bonnie Wright, que saíram em defesa do direito das pessoas trans. Ainda de acordo com o THR, fontes próximas ao projeto teriam revelado que a retrospectiva focará na criação do filme e na equipe principal da obra. Mesmo assim, a escritora deve aparecer por conta de materiais arquivados dos longas que devem ser exibidos no especial. Mas ela certamente não fará uma nova aparição no evento.