"Nos Tempos do Imperador" regrava cenas após críticas de ativistas negros e público
Publicado em 17 de setembro de 2021 às 14:17
Por Rahabe Barros
Depois de internautas apontarem que a novela "Nos Tempos do Imperador" estava querendo aplicar o conceito "racismo reverso" em diálogo do casal Pilar e Samuel, a trama da Globo decidiu regravar algumas cenas e passar por reajustes, como grupo de discussão com telespectadores escolhido pela TV Globo vai avaliar o folhetim. Saiba mais!
"Nos Tempos do Imperador": novela regrava cenas após críticas "Nos Tempos do Imperador": novela regrava cenas após críticas© Divulgação, TV Globo
"Nos Tempos do Imperador" vem sendo criticada por parte de ativistas negros, historiadores e também do público pela internet pela forma como vem abordando a escravidão e o racismo
"Nos Tempos do Imperador": a trama das 18h regravará alguns takes, como as sequências envolvendo a segunda fase da personagem da Princesa Isabel (Giulia Gayoso), responsável por assinar a Lei Áurea em 1888.
A decisão de passar por essas mudanças aconteceu por conta da entrada do escritor Nei Lopes, que também é pesquisador da cultura afro-brasileira"Nos Tempos do Imperador"
"Nos Tempos do Imperador": Um grupo de discussão com telespectadores escolhido pela TV Globo vai avaliar o folhetim com o propósito de ajudar nestes novos reajustes
"Nos Tempos do Imperador":  Pilar, personagem da atriz Gabriela Medvedovski, e Samuel (Michel Gomes) aparece discutindo sobre a chance deles morarem juntos na Pequena África
Na conversa, eles falaram sobre o preconceito que a jovem poderia sofrer por ser branca.
"Nos Tempos do Imperador" é trama das 18h da TV Globo
Veja + após o anúncio

A novela "Nos Tempos do Imperador" vai fazer alguns reajustes em cenas já gravadas. Após muitas críticas por parte de ativistas negros, historiadores e também do público pela internet pela forma como vem abordando a escravidão e o racismo, a trama das 18h da TV Globo regravará alguns takes, como as sequências envolvendo a segunda fase da personagem da Princesa Isabel (Giulia Gayoso), responsável por assinar a Lei Áurea em 1888.

Segundo informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", a decisão de passar por essas mudanças aconteceu por conta da entrada do escritor Nei Lopes, que também é pesquisador da cultura afro-brasileira e está na equipe de "Nos Tempos do Imperador" para dar uma consultoria ao folhetim, incluindo os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Entenda por que a novela vem sendo criticada

A novela também vai passar por um outro tipo de avaliação. Um grupo de discussão com telespectadores escolhido pela TV Globo vai avaliar o folhetim com o propósito de ajudar nestes novos reajustes.

Veja + após o anúncio

Tudo começou no mês passado, quando uma sequência de "Nos Tempos do Imperador" causou muita polêmica na internet. Em cena, Pilar, personagem da atriz Gabriela Medvedovski, e Samuel (Michel Gomes) aparece discutindo sobre a chance deles morarem juntos na Pequena África, reduto de negros que buscam por proteção. Na conversa, eles falaram sobre o preconceito que a jovem poderia sofrer por ser branca.

Autora se retratou por erro em novela

Após tanta repercussão negativa, Thereza Falcão se retratou na internet: "Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi em casa falei: o que foi isso?".

Um outro problema apontado pelos telespectadores sobre novela é o fato do protagonismo e postura bondosa à monarquia de Dom Pedro 2º (Selton Mello) e mais personagens brancos no movimento abolicionista. Uma sequência em que Luísa (Mariana Ximenes) fez com que Isabel prometesse libertar os escravos quando estiver no poder é uma delas.

Palavras-chave
Novela Polêmica Entretenimento