"Pantanal" é um dos maiores sucessos atuais da Rede Globo e o remake tem se mantido fiel ao roteiro de Benedito Ruy Barbosa. Entretanto, algumas mudanças são inevitáveis, como é o caso de cena que chocou o público em 1990, na qual o personagem Alcides (Juliano Cazarré) é castrado por Tenório (Murilo Benício).
O fazendeiro toma atitude brutal alguns capítulos após descobrir o caso de Alcides com Maria Bruaca (Isabel Texeira) e é uma das cenas mais sangrentas - e comentadas - da novela, desde a sua 1ª exibição. Confira quais serão as mudanças feitas na nova versão de "Pantanal" e relembre a cena original.
A coluna de Patrícia Kogut, do Globo, deu mais detalhes sobre como será feita a cena marcante em que Alcides é castrado em "Pantanal". A jornalista Thayná Rodrigues explica que, em vez de mostrar o ato em si, o acontecimento "será conduzido pelo olhar e pelo pensamento de Maria Bruaca. A brutalidade ficará subentendida". A cena, entretanto, continuará acontecendo em frente à personagem, muito querida pelo público.
O roteirista Bruno Luperi já tinha dito em entrevista ao Globo que algumas alterações realmente seriam necessárias: "Alguns eventos têm que acontecer, talvez não da forma como foram concebidos", afirmou ao jornal.
Ainda de acordo com coluna do Globo, a cena será dirigida por Davi Lacerda, escolhido pelo diretor artístico Gustavo Fernandez. Lacerda também foi responsável por outro momento marcante do remake: o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa). Ou seja, podemos esperar um ótimo trabalho.
A cena original da castração de Alcides, interpretado por Ângelo Antônio, foi bem mais violenta. De acordo com o veículo Uol, Tenório (Antônio Petrin) amarra os dois e ameaça matá-los. Quando anuncia a sua vontade de castrar o rapaz, Maria Bruaca entra em pânico e pede para que ele reconsidere. Apesar de não mostrar o ataque em si, a cena é preenchida por sangue e gritos dos personagens.
Em entrevista ao Globo, ainda em maio, Ângelo Antônio relembrou o choque ao ler o roteiro: "Foi assustador. A gente não acreditava. Lembro de ser um momento de muita surpresa e impacto". Além disso, o ator também conta que, após alguns capítulos, Alcides decide matar Tenório e revela que, na verdade, os golpes não atingiram suas partes íntimas. Para Antônio foi uma "resposta à comoção do público".
Será que no remake, Alcides realmente será castrado?