por Biia Santos
A nova novela das 19h, "Vai na Fé", chegou trazendo assuntos importantes para as telinhas. O folhetim de Rosane Svartman traz a trama de Sol (Sheron Menezzes), uma moradora da Zona Norte do Rio de Janeiro que vai fazer de tudo para conquistar seus sonhos. Mas além da protagonista, nós separamos uma lista dos assuntos relevantes que a novela está abordando. Confira!
1. A JORNADA DE SOL
Vamos começar por ela, a cara da novela. Interpretada por Menezzes, Sol é uma mulher forte e guerreira que está em busca de realizar o sonho de ser dançarina. Nos anos 2000, ela era conhecida como a "Princesa do Baile" e agora com uma família formada e evangélica, precisa encarar uma realidade diferente com muito trabalho e dificuldades financeiras.
Mas ao receber uma proposta de Lui Lorenzo (José Loreto) para se apresentar nos palcos do cantor pop, a protagonista enfrenta dificuldades de todos os lados, principalmente da família. Ao sustentar todos, nem o marido, nem a mãe, apoiam a nova carreira de Sol. Carlão (Che Moais), que agora está com emprego novo, insiste para que ela abandone a proposta, além de expressar falta de confiança e sempre acusando-a de "tentar destruir a família".
A mãe da jovem também não apoia e afirma que ela não "cuidará bem da família" sendo dançarina. E não é só dentro de casa que o preconceito e a falta de suporte dão às caras. Os únicos a apoiá-la são o pastor da igreja que frequenta e a filha, pois sabem quem ela é e seus valores, dando suporte na escolha de Sol.
2. ELENCO DE PESO
A novela, além de tudo, ainda conta com grandes nomes em seu elenco. Além de Menezzes, a trama conta com Mel Maia, Jean Paulo Campos, Carolina Dieckmann e o artista transgênero Alan Oliveira, intérprete do DJ Cidão, morador do subúrbio do Rio que trabalha com o astro Lorenzo (José Loreto) e Wilma Campos (Renata Sorrah).
3. TEMAS RELEVANTES PARA SOCIEDADE
Outro aspecto importante é a trama, que nos próximos capítulos vai trazer um casal inédito às telinhas. Fred (Henrique Barreira), líder do DCE da universidade, vai descobrir sua sexualidade e, mesmo com dificuldade, se pegará interessado em Yuri (Jean Paulo), um jovem extrovertido que lida com vários dilemas morais na política estudantil.
4. A TRAMA E O RACISMO
E por falar em Yuri, o jovem vê seu relacionamento inicial na novela se desfazer após ser vítima de racismo. Confundido com um bandido, ele acaba sendo preso injustamente, acusado de roubo e estrupo. Por sorte, os amigos que acompanhavam o rapaz procuram ajuda da advogada e professora universitária Lumiar (Carolina Dieckmann).
A novela promete grandes assuntos importantes para a sociedade nos próximos capítulos. Quem está acompanhando?