Após passar por um episódio ridículo de racismo durante o Campeonato Espanhol, onde torcedores não sentiram vergonha em imitar macacos como ofensa ao jogador Vini Jr., vimos que a FIFA resolveu se mexer sobre o ocorrido. Agora, o carioca será líder de um comitê especial antirracismo na FIFA, empresa que regula o futebol mundialmente.
O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, nesta quinta-feira (16): "Pedi a Vinicius que liderasse esse grupo de jogadores que apresentará punições mais rigorosas contra o racismo, que mais tarde serão implementadas por todas as autoridades do futebol em todo o mundo".
No dia 21 de maio, durante a La Liga, Vinicius foi alvo de ataques racistas por torcedores que não gostaram da derrota do Real Madrid para o Valencia, então culparam o brasileiro e o xingaram de macaco, além de imitar o animal sem medo algum de serem filmados.
Sobre isso, o presidente da FIFA falou: "Precisamos ouvir os jogadores e o que eles precisam para trabalhar em um ambiente mais seguro. Estamos levando isso muito a sério", explicou Infantino. "Precisamos de punições mais duras. Não podemos tolerar mais racismo no futebol. Como presidente da Fifa, sinto que precisava conversar pessoalmente com Vinícius sobre o assunto"