O inverno chegou e a vontade de fazer exercícios foi embora? Vira e mexe, os profissionais de educação física falam sobre a importância de resistir ao desânimo para malhar. No entanto, na estação mais fria do ano, um bom incentivo é que o período é ideal para queimar mais calorias, visto que o corpo precisará de mais tempo para se aquecer e, consequentemente, haverá mais gasto calórico. Ao Purebreak, a influenciadora Jaine Cassu explica como driblar o desânimo no frio. Saiba como!
Faça chuva ou faça sol, a influenciadora incentiva as pessoas a cuidarem da saúde por experiência própria. "Dos 18 aos 20 anos, participei de campeonatos. Quando comecei a me dedicar à vida de influencer me afastei dos campeonatos, mas não dos treinos. Hoje, com 22 anos, mantenho a boa forma fazendo musculação, e incentivo todos, a se exercitarem", diz.
Mas como dar o pontapé inicial nos exercícios? Jaine Cassu é direta: "Seu corpo é o reflexo de suas escolhas. Então, se quer ter resultados, terá que abrir mão de coisas que, no futuro, não farão diferença, por serem prazeres momentâneos". Além disso, ela ressalta com um outro recado, especialmente para as mulheres que, em geral, têm dupla jornada de trabalho. "Reserve um tempo da sua rotina e cuide do seu corpo. Ele é sua morada. Não adianta casa limpa e corpo e mente inabitáveis", afirma.
Além de seguir com um plano alimentar que atende suas necessidades, a influenciadora indica musculação, além de dança e até mesmo praticar um esporte de maior movimento e interação, como o futebol.
O melhor aquecimento para você depende do tipo de treino que você está fazendo. Mas para todos os aquecimentos, certifique-se de que eles incluam movimentos de baixa intensidade que imitem o exercício que você está prestes a realizar.
O exercício físico gera uma quantidade considerável de calor – o suficiente para fazer você sentir que está muito mais quente do que realmente é. A evaporação do suor, no entanto, puxa o calor do seu corpo e você sente frio. A solução? Vista-se em camadas que você pode remover assim que começar a suar e depois voltar a vestir conforme necessário.
O ar do inverno não é apenas frio, é seco. Para evitar que sua pele seque, beba bastante água e aplique creme ou loção hidratante com frequência. Algumas pessoas não sentem tanta sede durante os treinos em clima frio, como quando se exercitam em climas mais quentes. No entanto, a desidratação nesses climas traz vários riscos, incluindo dores de cabeça e queda de energia.
Uma outra dica é aplicar vaselina em áreas sensíveis, como narinas, ponta do nariz e orelhas para maior proteção. Para bloquear os ventos cortantes nos dias mais gelados, considere manter o rosto coberto com uma máscara ou lenço de corrida.