Bruna Marquezine foi escolhida para interpretar Jenny, a protagonista feminina e par romântico do herói Besouro Azul (Xolo Maridueña), no filme de mesmo nome da DC Comics. Es fãs da brasileira ficaram emocionados com a conquista da atriz, que saiu de Duque de Caxias para se tornar uma estrela de Hollywood. Mas, o que o pessoal ainda não sabe muito bem é qual a história do longa e, principalmente, quem é esse herói tão pouco conhecido da rival da Marvel. Descubra!
O Besouro Azul teve várias versões ao longo dos anos. Na verdade, a mais recente delas é a 3ª encarnação do personagem, criada em 2006, e é a que deve ser adaptada para o filme de Angel Manuel Soto. Ela surgiu, nos quadrinhos, na saga "Crise Infinita". É nela que conhecemos Jaime Reyes, um adolescente neto de mexicanos que vive no Texas. Certo dia, voltando para casa com seus amigos Paco e Brenda, ele se depara com um escaravelho curioso, meio enterrado em um terreno abandonado.
Curioso com o artefato desconhecido, Reyes acaba o levando para dentro de casa. Durante a noite, uma coisa inesperada acontece: o besouro - que na verdade é um artigo alienígena - ganha vida e se transplanta para a base da coluna vertebral do jovem latino. Esse episódio é o que muda a vida do protagonista para sempre.
A inserção do besouro na coluna de Reyes concede a ele um exoesqueleto que fornece ao adolescente uma armadura extraterrestre. O traje pode ser modificado, de forma a melhorar a velocidade e força do herói. Além disso, ele permite criar armas, asas e até escudos, fornecendo todo o tipo de equipamento bélico necessário para que Jaime Reyes possa, de fato, se tornar um super-herói.
Mas antes da versão atual do Besouro Azul se tornar um fenômeno, foram feitas algumas outras tentativas de explorar o personagem, só que não deram muito certo. O herói foi criado em 1939 e apareceu na 1ª edição da Mystery Men Comics. Em seguida, ganhou uma série pela Fox Comics. Na época, o protagonista era um policial chamado Dan Garrett que ganhava poderes a partir de uma vitamina especial.
Verdade seja dita, esse Besouro Azul não vingou e foi esquecido. Foi aí que a Charlton Comics comprou o material da antiga editora e, em 1964, deu origem a um novo protagonista. Ted Kord fez a si mesmo um super-herói, usando sua inteligência e inventividade para construir armas e ferramentas, seguindo a linha do Batman e Homem de Ferro.
Acontece que a Charlton também não fez tanto sucesso e acabou fechando as portas em 1986. Já em 1983, a DC decidiu comprar a linha de super-heróis da falecida concorrente. Isso possibilitou ao escritor Alan Moore reinventar alguns personagens, como o próprio Besouro Azul, para a série "Watchmen".
Por outro lado, o herói de Ted Kord fez sucesso na DC após ser integrado à Liga da Justiça em 1987, em uma versão mais leve e divertida da equipe. Já na saga "Crise Infinita", ele acaba sendo assassinato, abrindo espaço para a adaptação de Jaime Reyes como conhecemos. O que ajudou a editora a trazer uma nova abordagem para o personagem, voltada para o público jovem e trazendo mais representatividade.
A escolha de Bruna Marquezine para ser a protagonista feminina de "Besouro Azul" não poderia ser melhor. Isso porque o filme trará bastante representatividade latina. O astro do longa será o primeiro herói latino da DC nos cinemas, dá para acreditar?
Além disso, parte da equipe da equipe por trás das câmeras do filme também é composta por latinos, como o próprio diretor do título, Angel Manuel Soto, que é porto-riquenho.
"Besouro Azul" está previsto para estrear no dia 18 de agosto de 2023 nos cinemas.