A gente sabe que es fãs do BTS podem ser bem intenses, né? Mas parece que todo esse amor está saindo do controle para algumas pessoas, afetando até mesmo a saúde mental de alguns do fandom. O veículo Ahmedabad Mirror publicou, ainda em junho, sobre algumas fãs do BTS na Índia, que haviam sido internadas em clínicas psiquiátricas por uma suposta "obsessão pelo grupo".
Nesta sexta-feira (12), o portal afirmou, em nova matéria, que as internações continuam crescendo, fazendo com que médicos e psiquiatras publicassem alertas para famílias de todo o mundo. Confira mais sobre os casos de doença entre os fãs do BTS e o que foi dito pelos profissionais.
Em 16 de julho, o veículo Ahmedabad publicou sobre oito adolescentes na região de Ahmedabad, na Índia, que haviam sido internadas para tratar da obsessão pelo BTS. Segundo os pais, ouvidos pelos jornalistas, as meninas passavam cerca de 10 horas por dia ouvindo grupos de K-pop.
Em um caso específico, uma delas "se trancou no quarto, se recusando a comer ou dormir - passando todo o seu tempo ouvindo BTS", afirma um responsável. Além disso, uma das meninas, que teve a identidade preservada, chegou a tentar cometer suicídio, após seus pais sugerirem que ela tivesse tratamento profissional.
De acordo com o médico Kalrav Mistry, responsável pelo departamento de Psiquiatria no Hospital Shalby, os casos, batizados de "obsessão pelo BTS", cresceram muito nos últimos quatro meses. "A maioria dos pacientes têm entre 13 e 22 anos [...] Recebemos cerca de 5 a 7 casos por semana e quase 70% dos últimos pacientes eram meninas".
Kalrav Mistry também afirma que, após um caso extremo - em que alguns fãs tentaram se jogar do prédio do colégio -, as escolas começaram a se atentar para o problema. Muitos estão acionando psicólogos para auxiliar es estudantes e até mesmo incentivando os pais a terem diálogos abertos com es filhos. Dr. Mistry explica que é interessante que haja orientação, especificamente sobre bandas pop e o uso de rede social para adolescentes.
A psicóloga Ajab Primuswala também foi entrevistada pelo veículo e afirmou que algumas escolas fizeram reuniões para conversar com os alunos. "É importante ter discussões abertas sobre esses problemas", disse. Ela também destaca que muitos grupos de K-pop realizam apresentações de madrugada, fazendo com que muitas crianças virem a noite e até mesmo passem horas dos seus dias se dedicando a votações.
Fontes ouvidas pelo Ahmedabad Mirror apontam que o BTS fala sobre saúde mental e amor próprio, que são temas importantes para os jovens. Porém, é preciso que as famílias e amigues fiquem atentes a possíveis exageros e problemas na saúde mental de fãs mais "apaixonades".