Existem vários motivos para ser fã do BTS. RM, V, Jin, Jimin, J-Hope, Jungkook e Suga são ótimos cantores, dançarinos, rappers, compositores... Mas para além do talento claro como artistas, o BTS tem uma missão muito clara: tornar o mundo um lugar melhor! E os sete integrantes de um dos maiores grupos do mundo já fizeram muitas coisas para ajudar o máximo de pessoas nestes 8 anos de carreira.
Separamos a seguir 7 vezes que o BTS fez mais pela sociedade do que muitos políticos por aí. Confira!
Em 20 de setembro, o BTS marcou presença na Assembleia Geral da ONU e, além de apresentarem "Permission to Dance", os integrantes também deram poderoso discurso. Em dado momento, J-Hope mencionou as dúvidas que muitos tiveram sobre a vacinação dos idols quando souberam da ida dos jovens aos Estados Unidos. "Quero aproveitar esse momento para dizer que sim, todos nós sete tomamos a vacina, é claro", afirmou.
Pode parecer "pouco", mas levando em conta o contexto que tantos famosos estão se mostrando anti-vacina, essa ação pode representar muito. Além disso, em outras entrevistas após a apresentação, os sul-coreanos reforçaram a importância da vacina para que possamos voltar à rotina. O ARMY aproveitou e subiu a #ARMYVaccinatedToo no Twitter, mostrando que o fandom apoia a vacinação também.
A luta contra a Covid, sem dúvidas, é a grande prioridade de muitos governos no momento. Mas isso não quer dizer que não existem diversas outras doenças pelo mundo. Na semana passada, a imprensa coreana anunciou que Jimin doou 100 milhões de wones - o que equivale a mais de 440 mil reais - à Rotary Foundation para ajudar na distribuição de vacinas para erradicar a poliomielite em seu país. A doação foi feita em nome do pai de Jimin e no mês de outubro todos os fundos arrecadados serão divulgados.
A pandemia foi um período muito complicado e o BTS, que viu sua turnê ser cancelada e as chances de encontrarem os fãs serem reduzidas, também sentiu isso. Mas os sete integrantes aproveitaram todas as chances possíveis para passar uma mensagem de esperança para a humanidade. Além de fazerem músicas sobre a temática, como "Life Goes On", o BTS deixou mensagem importante durante sua participação remota no evento da ONU: "Nós sete liberamos as emoções e começamos a fazer músicas juntos. Nossa vida é imprevisível e não temos todas as respostas [...] Tudo o que eu fiz foi confiar no grupo, dar o meu melhor e fazer o que amo", afirmou J-Hope.
Em junho de 2020, o BTS doou U$1 milhão para o movimento Black Lives Matter, que busca combater o racismo e acabar com a violência policial contra pessoas negras nos Estados Unidos. "Estamos emocionados com o tamanho da generosidade do BTS e de todos os aliados pelo mundo que marcham em solidariedade na luta pelas vidas pretas", afirmou Kailee Scales, diretora do movimento para a revista Variety.
Como sempre, o ARMY acompanhou o grupo na boa ação e arrecadou dinheiro para contribuir para a instituição. Na campanha #MatchAMillion, o ARMY conseguiu juntar mais de U$ 1 milhão de dólares para o Black Lives Matter.
Ainda no que se refere à luta contra o racismo, o BTS teve outra ação bem impactante. Durante a apresentação de "Fake Love" no Billboard Music Awards de 2018, os integrantes fizeram uma alteração no rap de Suga e J-Hope, removendo a palavra "naega".
Em coreano, significa a conjunção de termos como "eu sou" e "você é", porém, é bem parecido com outra palavra em inglês, que quando usada por brancos tem conotação racista. "Muitas pessoas ouviram a música pela primeira vez e se você escutar como se fosse em inglês, tem o risco de ocorrer uma má interpretação. Para evitar isso, mudamos a letra", disse RM.
Em seu último aniversário, em 13 de setembro, RM fez uma live com o fandom e abriu seu coração sobre sua saúde mental. "Todo dia é uma luta para não perder para depressão ou ficar exausto. Para não desistir", desabafou o idol. Essa conversa honesta e sincera é muito importante para mostrar apoio a todes que lidam com depressão e ansiedade e evidenciar que não estamos sozinhes. O diálogo é o caminho principal para buscarmos ajuda e começarmos o processo de cura. Por isso, ver um ídolo tão importante falando sobre isso é muito positivo.
Em março deste ano, para comemorar seu aniversário de 28 anos, Suga fez uma doação de U$88 mil para um hospital infantil que trata crianças com câncer. É comum que os idols aproveitem a época de aniversário para retribuir todo carinho e amor que recebem - o que, por si só, já mostra o quão incrível eles são. "Eu queria ajudar crianças que não puderam receber o tratamento adequado por dificuldades financeiras. Quero ver todas saudáveis", afirmou o cantor em pronunciamento oficial.
Também em época de aniversário, Jin quis fazer uma boa ação. Em 2018, quando o idol completou 26 anos, ele doou mais de 300 kgs de ração para um abrigo de animais na Coreia do Sul - comprados com seu próprio dinheiro. Os fãs só ficaram sabendo da doação porque o próprio abrigo foi ao Twitter na época agradecer pela contribuição. Você sabe que é de coração quando a pessoa não espera nenhum reconhecimento em troca, né?