De Anitta a Juliette: famosos se reúnem em ato pela Democracia. Confira!
Publicado em 11 de agosto de 2022 às 13:38
Por Luísa Silveira de Araújo
Anitta, Juliette, Manu Gavassi, Luísa Sonza e mais famosos brasileiros se reuniram em vídeo pela democracia. As celebridades leram nova carta aos brasileiros, em defesa do Estado Democrático de Direito. Divulgado na última quarta-feira (10), o vídeo já chega a 40 mil visualizações. Veja a carta completa e mais sobre os artistas que estão se envolvendo politicamente, em ano de eleição.
De Anitta a Juliette: famosos se reúnem em ato pela Democracia. Confira!






De Anitta a Juliette: famosos se reúnem em ato pela Democracia. Confira!
Manu Gavassi foi uma das famosas que leu carta em prol da democracia
Manu Gavassi mostrou estrela branca na sua turnê "Eu Só Queria Ser Normal" em referência ao PT
Anitta e Manu Gavassi declararam apoio a Lula, pré-candidato do PT para o cargo de Presidente
Anitta chegou a mostrar mensagem de Lula, ao vivo, em podcast na última segunda-feira (8)
Anitta também participa do vídeo da "Nova Carta aos Brasileiros"
Luísa Sonza, Anitta e Juliette se juntaram em carta, baseada em manifesto contra Ditadura
Juliette foi uma das artistas que se posicionam em novo vídeo
Veja + após o anúncio

Na última quarta-feira (10), um grupo com mais de 40 artistas brasileiros se juntaram para ler o manifesto chamado de "Nova Carta aos Brasileiros", inspirada em documento redigido em 1977 por Goffredo da Silva Telles Jr, contra o Regime Militar, que foi estabelecido no Brasil de 1964 até 1985.

Nomes como Anitta, Juliette, Luísa Sonza e Manu Gavassi se dividiram na leitura, que fala sobre o respeito ao Estado Democrático de Direito, nas vésperas das eleições presidenciais, que acontecem em 2 de outubro. O atual presidente, Jair Bolsonaro, já demonstrou pouco apreço pela democracia e segue a questionar as urnas eletrônicas.

Confira o vídeo oficial e alguns trechos da carta.

Famosos se reúnem em defesa da democracia

O mês de agosto é importante para a Democracia brasileira. Além da versão original da carta, publicada na década de 70, também houve a criação dos cursos jurídicos no Brasil, a partir de decreto da família real no século XIX. Alunos e professoras da USP também se reuniram em 11 de agosto em 1977, para celebrar o aniversário do curso de Direito e também intensificar os protestos como democracia.

Em 2022, muitas passeatas estão marcadas para sair pelas capitais do Brasil, a fim de defender os princípios democráticos, ainda tão recentes na história. Em parte do vídeo, algumas das celebridades falam sobre isso: "O Brasil superou a Ditadura Militar. A Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade de nossas instituições restabelecendo o Estado Democrático de Direito, com prevalência do respeito aos direitos fundamentais".

Veja o vídeo completo:

Além dos marcos políticos de agosto e da aproximação da eleição, vale lembrar que em 7 de setembro comemoramos 200 anos da Independência do Brasil. É uma data conhecida por manifestações conservadoras e até mesmo discursos anti-democráticos. Em 2021, o próprio Bolsonaro fez discurso em que ameaçava outros órgãos de poder.

Anitta e Manu Gavassi declaram voto em Lula

Duas estrelas que vêm mostrando cada vez mais o seu posicionamento político são Anitta e Manu Gavassi. A cantora e ex-"BBB" chegou a ser processada por membros do MBL ao mostrar uma estrela - símbolo do PT, partido de Lula - em telão durante show.

Já Anitta fez questão de trazer o tema político à tona durante sua participação no PodDelas na última segunda-feira (8). A voz de "Envolver" colocou um áudio do candidato à presidência pelo PT e chegou a convidá-lo para participar do podcast em outro momento.

Palavras-chave
Política Famosos Famosos Brasileiros