No Brasil, comemoramos o Dia do Psicólogo nesta sexta-feira (27). A data foi definida para comemorar o dia em que a profissão foi regularizada no país, com a sanção da lei em 1962. 59 anos depois, estamos falando cada vez mais sobre a importância de contar com o apoio de um psicólogo e por que precisamos priorizar a saúde mental. Mas engana-se quem pensa que quem se forma em Psicologia pode apenas trabalhar como terapeuta clínico.
Assim como tantas outras áreas, a psicologia é ampla e tem vários caminhos possíveis. O Conselho Federal reconhece 13 especialidades para os profissionais. Vamos falar um pouco mais sobre elas e a importância de cada uma para a sociedade. Confira!
Como o próprio nome sugere, esse profissional irá trabalhar em escolas e instituições educacionais. Porém, pode exercer diversas funções - desde auxiliar o corpo docente no relacionamento com os pares e os estudantes, até opinar sobre a grade curricular e, claro, ajudar alunos na hora de escolher a profissão, com testes e conversas direcionadas.
Muitas vezes atuando na área de Recursos Humanos (RH) das empresas, esse psicólogo vai ajudar no desenvolvimento da instituição, pensando em ações, acompanhando o desenvolvimento dos funcionários, auxiliando na seleção de novos profissionais, além de planejar intervenções que focam na saúde do trabalhador.
O psicólogo especializado em trânsito pode ajudar a bolar ações operacionais para a segurança de motoristas e ser responsável por estratégias de conscientização para todos - incluindo também pedestres, ciclistas, condutores etc. Também é esse profissional que irá fazer avaliações durante a formação do condutor, analisando se a pessoa está apta a tirar a carteira de motorista.
Como o nome sugere, o profissional trabalha na Justiça. Seja para planejar políticas de cidadania e conscientização - como prevenção da violência doméstica, por exemplo - ou orientar profissionais do direito e indivíduos que estão envolvidos no processo. Também ajudam na formulação, revisão e interpretação de leis.
Não é novidade para ninguém que atletas precisam manter a saúde mental para alcançar altos rendimentos. Por isso mesmo, um time de psicólogos atua auxiliando tanto os próprios esportistas profissionais, quanto a comissão técnica que os acompanha.
Psicólogos com essa especialização estudam sobre a relação do ser humano com o movimento. Trabalham no desenvolvimento da coordenação e auxiliam na reabilitação de pacientes, sempre inteirados nas inovações do estudo da terapia psicomotora.
Atuam em grupos multidisciplinares no campo da saúde, ajudando a promover debate e a pensar em ações para garantir o bem estar de grupos sociais, famílias e indivíduos. Também podem trabalhar com pesquisa e na fiscalização e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Psicólogos dessa especialização vão investigar e estudar processos de aprendizagem por um viés acadêmico. São pesquisadores que buscam entender os processos cognitivos, emocionais e motivacionais da cultura e dos diferentes grupos sociais.
A psicologia clínica é uma das especializações mais conhecidas. Esses profissionais vão auxiliar no dia a dia dos indivíduos, potencializando a qualidade de vida. Dentro da clínica, existem diferentes vertentes que o psicólogo pode seguir, diferenciando sua atuação com o paciente.
O profissional trabalha em hospitais, buscando aprimorar o tratamento e auxiliar o paciente, seus familiares e funcionários responsáveis por ele. Garantir a saúde mental de pessoas hospitalizadas é muito importante e a atuação com parentes pode ajudar até no momento após a alta do paciente.
Esse psicólogo pode trabalhar em diferentes espaços, como instituições de saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, segurança, assistência social etc. O foco é propor ações e movimentos relacionados a diversos grupos sociais - étnico-raciais, religiosos, de gênero, orientação sexual, classes entre outros.
A especialização em neuropsicologia exige uma prática clínica. O profissional vai atuar no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diferentes transtornos ou comportamentos relacionados ao funcionamento cerebral. Para isso, é preciso estudar a fundo conceitos da neurociência.
O profissional se propõe a avaliar indivíduos e comportamentos, seja de ordem cognitiva, social ou afetiva. O psicólogo dessa área pode trabalhar em conjunto a sistemas legais, grupo de psiquiatras, instituições governamentais etc.