No dia 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina e, apesar do Brasil - e o mundo - não estar no nível que a gente queria, a data serve para pensarmos a desigualdade que ainda existe entre homens e mulheres. No entanto, mesmo com essa diferença, isso nunca impediu que, ao longo da história, mulheres conseguissem fazer a diferença. Pensando nisso, o Purebreak criou um teste de Verdadeiro ou Falso para ver se você sabe quantas invenções revolucionárias que temos no mundo foram criadas por mulheres.
Apesar de ser bem óbvio que muita coisa mudou e que as mulheres já conquistaram vários direitos, a situação está muito distante de ser boa - e o panorama fica ainda mais desigual quando incluímos o recorte de raça e percebemos que mulheres negras ainda sofrem com um nível de desigualdade muito alto. Por exemplo, dados da pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, mostram que 44,4% das mulheres negras do Brasil recebem menos da metade dos salários de homens brancos.
Todo ano o Fórum Econômico Mundial lança um relatório sobre desigualdade de gênero com base em quatro critérios: economia, educação, saúde e política. No último, o Brasil ocupava posição 92 dentre 152 países. Não parece muito bom, né? Na América Latina, o país está em 22º lugar. Segundo o Fórum, nós ainda precisaríamos de 59 anos para acabar com a desigualdade de gênero.