Direito ao aborto! 7 famosos que estão contra a mudança nos Estados Unidos
Publicado em 5 de maio de 2022 às 13:57
Por Luísa Silveira de Araújo
Olivia Rodrigo, Harry Styles e Ariana Grande foram apenas alguns dos famosos que já se posicionaram sobre possível alteração na política de aborto nos Estados Unidos. Documentos vazados na última semana mostram que a Suprema Corte pode revogar o direito, estabelecidado em 1973. Confira 7 celebridades que também se posicionaram!
Direito ao aborto! 7 famosos que estão contra a mudança nos Estados Unidos
Direito ao aborto: Olivia Rodrigo, Harry Styles e mais famosos que se posicionaram
Olivia Rodrigo falou sobre legislação do aborto em um show: "Nossos corpos nunca deveriam estar nas mãos dos políticos"
Harry Styles repostou stories, contra a alteração na lei do aborto. "Homens não devem fazer leis sobre corpos das mulheres"
Ariana Grande também se manifestou a favor da legalização do aborto, garantido nos EUA desde 1973
Dove Cameron, feminista declarada, se posicionou contra possível alteração da legislação do aborto
Keke Palmer já se abriu sobre ter feito um aborto e deu retweet contra a medida
Com possibilidade de alteração na lei, Phoebe Bridgers declarou: "Eu já fiz um aborto [...] Todos deveriam ter acesso"
Jameela Jamil, de "The Good Place", afirmou: "Fazer um aborto salvou a minha vida"
Veja + após o anúncio

O direito das mulheres está ainda mais em pauta! Na última terça-feira (3), documentos vazados sugerem que a Suprema Corte dos Estados Unidos poderia alterar e anular a decisão Roe vs. Wade, responsável por legalizar o aborto em todo o território estadunidense, em 1973.

Atualmente qualquer pessoa pode interromper a sua própria gravidez no país até o primeiro trimestre e esse direito é garantido pela 14ª Emenda da Constituição. Assim, se algum governo for contra o procedimento, ele estará contrariando à legislação.

A mudança, que a Suprema Corte pode realizar, autoriza que os próprios estados regulem o aborto - podendo até mesmo proibi-lo em determinado período da gestação. Como resposta, muitas figuras políticas e celebridades estão se manifestando contra a medida conservadora, que deseja diminuir os direitos das mulheres.

Confira 7 nomes que já fizeram a sua parte, divulgando informações sobre o que está rolando nos Estados Unidos!

Olivia Rodrigo

A cantora de "good 4 u" foi uma das artistas mais recentes a se posicionarem. Olivia Rodrigo aproveitou o show da Sour Tour em Washington, local onde é a Suprema Corte, para dar um recado aos fãs na última quarta-feira (4). Ela disse que não poderia deixar a oportunidade passar e diz que está de coração partido.

"Nossos corpos nunca deveriam estar nas mãos dos políticos. Eu espero que a gente levante nossa voz para proteger nosso direito ao aborto seguro, que é um direito pelo qual muitas pessoas lutaram tanto", disse no palco.

 

Harry Styles

Harry Styles não costuma publicar informações para além do seu trabalho nas redes sociais. Mas, o artista - que recentemente estrelou trailer de novo filme -, também utilizou o seu Instagram para postar stories sobre a atual situação nos Estados Unidos. Harry sempre se posiciona sobre os direitos das minorias e não seria diferente agora. O britânico divulgou arte que dizia, repetidas vezes, "homens não deveriam fazer leis sobre os corpos das mulheres". Deixou o recado, né?

Ariana Grande

Apoiadora declarada do Partido Democrata, Ariana Grande também usou as redes sociais para republicar texto sobre a possível proibição do aborto. A cantora não perdeu tempo, divulgando uma mensagem super pesada e real. "Se você apoia o aborto só em casos de estupro ou incesto, você está reforçando a ideia que, para uma mulher ter direito sobre o seu corpo, alguém precisa violá-lo antes", aparece escrito.

Ela também repostou vídeo em que é possível ver a senadora Elizabeth Warren em passeata, incentivando as mulheres e os demais presentes a lutarem pelo seus direitos.

Dove Cameron

Dove fez a sua estreia no Met Gala na última segunda-feira (2), mas isso não quer dizer que a atriz e cantora deixaria uma situação tão importante como essa passar em branco. Extremamente vocal sobre seu posicionamento político e de defesa das mulheres, a loira repostou texto que dizia: "Até os seus órgãos não podem ser doados após a sua morte sem permissão explícita, pré-falecimento. Negar o direito das mulheres ao aborto significa que temos menos autonomia do que um cadáver".

Phoebe Bridgers

A cantora Phoebe Bridgerts, que é bem próxima de Taylor Swift, falou sobre a possível proibição e ainda revelou que já fez um aborto - mostrando que sabe a importância do processo, ou pelo menos a possibilidade de realizá-lo. "Eu fiz um aborto em outubro do ano passado, enquanto estava de turnê. Eu fui a um centro de paternidade planejada e eles me deram uma pílula. Todos merecem acesso ao procedimento", escreveu no Twitter.

Keke Palmer

A atriz também já falou, anteriormente, sobre ter feito um aborto. Em entrevista, Keke Palmer disse que, na época, sentia que se tornar mãe poderia prejudicar a sua carreira, que ainda estava no começo. Pelo Twitter, a artista retweetou comentário de outra mulher, afirmando que o foco dos "pró-vida" não está na criança. Afinal, se fosse pelo bebê, o parto seria um procedimento financeiramente acessível e os pais teriam licença após o nascimento - o que não rola em todo o lugar nos Estados Unidos.

Jameela Jamil

Uma das estrelas da série "The Good Place", Jameela Jamil é uma das vozes mais ativas no movimento pró-legalização do aborto. Após vazamento de documentos da Suprema Corte, ela usou o Instagram para contar a sua experiência aos seguidores: "Fazer um aborto salvou a minha vida. Não foi difícil, eu vivo sem arrependimentos. Apenas alívio e gratidão", afirmou. Jameela também lembra, entretanto, que não é um processo fácil para todes. Por isso mesmo, deve ter acompanhamento psicológico, como acontece nos países em que o aborto é legalizado.

Palavras-chave
Famosos internacionais Polêmica Feminismo Mundo