Em março, comemoramos o Mês da História da Mulher - você já deve saber que o Dia Internacional da Mulher é 8 de março - mas a conscientização da luta feminina deve ser feita todos os dias. Afinal, o 8M não é sobre flores ou simplesmente elogiar as mulheres: é sobre a conquista de direitos na sociedade. A trajetória do feminismo no Brasil e no mundo é longa, e ainda temos muito caminho pela frente. Nós sabemos bem que a igualdade entre homens e mulheres ainda está longe de ser uma realidade concreta, né?
É claro que a luta das mulheres já conquistou muita coisa, mas ainda existe um certo apagamento histórico sobre isso. É só pensar: quantas conquistas femininas você estudou na escola? E destas, quantas você lembra? Bom, como o Purebreak é expert em trazer informação de um jeitinho único, viemos te desafiar a lembrar quando as mulheres brasileiras conquistaram alguns dos seus direitos mais importantes neste quiz. Vamos lá?
Muitas pessoas ouvem a palavra "feminismo" e acham que é um monstro de sete cabeças, e o mito do "ódio ao homem" tomou conta de várias fake news sobre o movimento. Mas, na verdade, o feminismo apenas busca a equidade entre mulheres e homens na sociedade. O que isso significa? Que o feminismo é um movimento liderado e protagonizado por mulheres, que procura lutar pelos direitos civis e sociais femininos. O objetivo é que mulheres tenham as mesmas oportunidades sociais, econômicas e políticas que os homens sempre tiveram. Isso inclui, claro, a luta contra as violências físicas, sexuais e verbais que as mulheres sofrem até hoje.
Por isso, o movimento feminista foi tão importante para que todos estes direitos tenham sido conquistados - e que muitos outros ainda sejam. Vale lembrar que, em muitos países, meninas ainda não têm acesso à educação, mulheres não têm direito ao trabalho e ao próprio dinheiro, o estupro é permitido por lei em certos casos... E as mulheres pretas e não-brancas, no geral, são as mais afetadas pela falta de direitos civis. É necessário que a luta pelos direitos femininos continue, para que as meninas do futuro tenham uma sociedade mais justa.