Um truque viral entre os jovens no TikTok está preocupando especialistas da área da beleza: o Face Taping. Sempre inovando, os adolescentes dessa vez "descobriram" uma técnica com fita adesiva, que segundo eles, serve para diminuir as linhas de expressão da face de maneira rápida, barata e indolor. Mas de acordo com a Dra. Priscilla Martelli, CEO da Martelli Clinic e referência no universo da estética, esse método que promete uma cirurgia plástica instantânea sem custos, na verdade, acelera o envelhecimento do rosto.
Especialista explica risco para "puxadinha nos olhos" com fita
A Dra. Priscilla Martelli conta que tem recebido em seu consultório diversas pacientes que utilizam esse método para conseguir o efeito instantâneo da puxadinha no rosto, mais especificamente nos olhos. Com isso, a profissional percebe que o aumento de casos está cada vez mais problemático.
"O processo de puxar a pele com uma tape pode causar lesões de pele e cicatrizes. No período de uso, a fita vai acelerar o processo de envelhecimento. Ao longo do tempo, vai acabar dando um aspecto grosseiro a essa pele que foi constantemente puxada", explica.
"Técnica" reduz circulação no rosto
Na prática, o adesivo vai apertar o rosto, reduzindo a circulação local, o que significa que haverá menos nutrientes para a pele. "Usar a fita adesiva pode causar diversas lesões, além de manchas e feridas, induzindo a formação de cicatrizes", diz a cirurgiã-dentista especialista em Harmonização Orofacial.
Voltando o assunto para o público mais adulto, ela afirma que não tem necessidade de usar essas fitas adesivas e, sim, investir no tratamento sério para isso. "Temos a técnica de lifting facial, com uso de fios não absorvidos, com a elevação da pele da face, sem necessidade de cirurgia. E o melhor: com resultados duradouros e imediatos", completa a Dra. Priscilla Martelli, que afirma que com o facelift, os músculos relaxam, trazendo conforto ao rosto, pois ele elimina o estresse acumulado.
"O tratamento é muito eficaz contra rugas profundas, dobras e marcas de expressão severas, flacidez cutânea como nos olhos, bochechas e pescoço, perda do tônus muscular na face e papada", completa.