As cenas finais de "Pantanal" prometem fazer os fãs da novela gastar uma caixa de lenços de papel. Uma em especial vai tocar os fãs da trama que acompanharam o sofrimento e libertação de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) ao lado do companheiro, Alcides (Juliano Cazarré).
Após o assassinato de Tenório (Murilo Benício) pelo peão, concretizando a vingança que ele planejava desce o começo da trama, Alcides seguirá o conselho de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e deixará a região buscando uma nova vida, escrevendo outra história ao lado da amada.
Maria vai pedir para se despedir de Guta (Julia Dalavia), mas não conseguirá. "Seu Zé Leôncio disse que não", responderá Alcides. "Mas é minha filha... Eu não posso ir embora sem falar com ela... Sem conhecer o meu neto", argumentará Bruaca.
"Vamos embora, Maria, vamos cuidar da vida, deixar essa poeira abaixar... Um dia ocê vem conhecer ele", tranquiliza o peão. "Nós vamos ter que ter coragem de ser feliz", pedirá o peão. "Eu vou junto de ocê até o fim do mundo... Dessa terra eu não quero nem despedida... Se não, não vou ter coragem de ir", aceita Maria.
Para deixar a região o casal escolhe o meio de transporte que transformou Bruaca após sair da casa onde morava com Tenório: a chalana. "Eu não podia escolher viagem melhor pra ser a minha última", dirá Eugênio (Almir Sater), ao perceber que a amiga seria sua passageira.
O chalaneiro explicará o motivo da aposentadoria do rio: "Eu já tô carregando mais saudade que passageiro". E conta que está pensando em aceitar uma proposta feita por Leôncio para ficar na fazenda.